Fonte: Embrapa
O pesquisador da Embrapa Agroenergia Bruno Laviola, participou do programa Conexão Ciência para falar sobre a produção do biodiesel no Brasil. Ele ainda apresentou as pesquisas desenvolvidas pela Unidade no setor do biocombustível, e também as vantagens econômica, ambiental e social dessa fonte renovável. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo, sendo que em 2018 foram produzidos cerca de 5,3 bilhões de litros do produto.
Durante o programa, o pesquisador apresenta as vantagens do Brasil em relação aos demais países, principalmente pelo clima tropical e pela disponibilidade de terras cultiváveis para produzir alimentos e energia.
Outros aspectos positivos destacados com a produção do biodiesel é a redução de emissões de gás carbônico, que atenuam os efeitos do aquecimento global, a melhoria da qualidade do ar para as pessoas, e também as questões sociais que estimulam a agricultura familiar gerando mais renda para essas pessoas.
Na região Centro-Sul se concentra a maior produção de biodiesel do país, que corresponde mais de 80 da quantidade produzida, enquanto o Norte e o Nordeste fornecem apenas 9 do total. “Para equilibrar a produção de biodiesel no país a Embrapa vem trabalhando na geração de tecnologias para o cultivo de oleaginosas considerando os aspectos regionais, como o caso da tropicalização da canola, macaúba e a palma de óleo”, acrescenta Laviola.
Nesse sentido, a Embrapa coordenou na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Biodiesel e de Oleaginosas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um grupo de trabalho para elaborar uma Agenda de Inovação para a Cadeia Produtiva do Biodiesel. O trabalho contou com ampla participação do governo e setor produtivo e buscou considerar cenários para expansão da cadeia produtiva do biodiesel no país. “Para cada uma das metas de inovação, nós estabelecemos ações estratégicas nos campos da pesquisa e desenvolvimento, da transferência de tecnologia e das políticas públicas, considerando que, para viabilizar a inovação é necessário ações sinérgicas nestes campos”, explica Laviola.
O Conexão Ciência é produzido em parceria pela Embrapa e a TV Brasil e agora vai ao ar em horário novo, às terças-feiras, às 5h30. O programa também pode ser visto pelos canais da Embrapa e tvBrasilgov, no Youtube. Saiba como acessar a programação da TV Brasil por meio de canais abertos, TV por assinatura ou parabólica.
Colaboração: Victória Basques (Estagiária)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.