Fonte: Embrapa
Assim como em outras regiões do Brasil, no Maranhão, grande parte das pastagens utilizadas para a criação, de forma extensiva, de gado está degradada e necessita da adoção de técnicas para recuperação. Os sistemas silvipastoris e/ou agrossilvipastoris, tais como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), podem ser alternativa viável, pois contribuem para melhorar a capacidade produtiva dos animais (fertilidade, ganho de peso e produção de leite) e das pastagens, melhorar a fertilidade e a conservação do solo, minimizar o estresse climático sobre os animais, aumentar a rentabilidade por área e agregar valor à propriedade.
Além disso, os sistemas integrados não apresentam limitações quanto ao tamanho da propriedade ou ao nível tecnológico do produtor rural, podendo atuar também em pequenas propriedades.
Neste Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, o pesquisador da Embrapa Cocais Joaquim Bezerra explica que a ILPF também permite a redução do uso de agroquímicos, a abertura de novas áreas para fins agropecuários e o passivo ambiental. Possibilita também o aumento da biodiversidade e do controle dos processos erosivos com a manutenção da cobertura do solo. Aliada a práticas conservacionistas, como o plantio direto, é opção econômica e sustentável para elevar a produtividade de áreas degradadas.
Para ouvir o programa, acesse https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/42284456/prosa-rural—contribuicao-da-ilpf-para-a-pequena-propriedade .
Confira, ainda, mais ações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa Cocais que foram tema do programa de rádio Prosa Rural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.