Fonte: Embrapa
O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, representou o presidente Sebastião Barbosa na 28ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, realizada no dia 4 de abril, em São Paulo, SP. O evento é uma realização da Illycaffè, empresa italiana de torrefação de café com produtos consumidos em mais de 140 países. A tradicional solenidade premiou os produtores brasileiros de café nas categorias regionais e nacional, referentes à safra 2018/19.
O prêmio é um estímulo à qualificação dos grãos de café do tipo arábica dos fornecedores brasileiros da empresa.
As amostras dos grãos enviadas pelos participantes são analisadas por uma comissão, segundo critérios técnicos, como o preparo, o teor de umidade, a peneira entre outros. De acordo com a organização do evento, mais de mil amostras foram inscritas para a edição deste ano, um recorde de inscrições.
Quarenta finalistas foram selecionados, dentre os quais, foram escolhidos dois vencedores por região e seis vencedores nacionais. Os três primeiros colocados da categoria nacional também concorrerão a premiações no 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, a ser realizado em outubro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Evaristo elogiou a iniciativa promovida pela empresa. Para ele, a premiação faz parte de uma tendência atual de busca da qualidade e certificação do café. O pesquisador considera a Illy como uma empresa preocupada com a qualidade e a sustentabilidade.
Também prestigiaram o evento o embaixador da Itália, Antonio Bernardini; o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira; o cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, entre outras lideranças ligadas ao segmento. Durante o evento, Evaristo conversou com o italiano Andrea Illy, presidente da Illycaffè. Na oportunidade, presentou o empresário com um exemplar de seu livro “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil”.
Illycaffè
Fundada em Trieste, Itália, em 1933, a Illycaffè é empresa familiar que produz um blend de café espresso 100 arábica, com grãos provenientes de 9 regiões do mundo. O Brasil é o principal fornecedor de grãos à empresa. Clique aqui e conheça a instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.