Fonte: Kennedy Alencar
A Última Flor do Lácio está bem representada pela concessão do Prêmio Camões a Chico Buarque de Hollanda. Depois de Bob Dylan ganhar um Nobel, é justo que Chico tenha recebido ontem a maior honraria da língua portuguesa.
Além da formidável obra musical, com canções que também são poemas de amor e hinos políticos, Chico escreveu excelentes peças de teatro e romances. É um orgulho brasileiro.
Parabéns, Chico!
*
Dubiedade e racha na direita
O presidente Jair Bolsonaro tomou decisão acertada ao divulgar, via porta-voz, que não comparecerá às manifestações deste domingo.
A base política que apoiou a eleição de Bolsonaro rachou.
Os governadores João Doria (PSDB-SP) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) falaram contra tais atos. Movimentos de direita fundamentais para reunir multidões a favor do impeachment de Dilma, como MBL e Vem Pra Rua, pularam fora do barco bolsonarista.
Ao dizer que não participará dos protestos, o presidente se dissocia de eventual fracasso, mas mantém a possibilidade de capitalizar politicamente se as manifestações se revelarem um sucesso.
Há votações complicadas no Congresso nesta e nas próximas semanas. Um líder partidário diz que nada mudou para melhor em relação à articulação política do governo. Deputados federais continuam insatisfeitos com o Palácio do Planalto, mas evitam dar ao presidente uma desculpa para sua inaptidão e despreparo no exercício do poder.
*
Reação importante
Tem peso político a carta aberta de 14 governadores contra o decreto de Bolsonaro que facilita a posse e o porte de armas. Mais da metade dos governadores discorda do presidente da República.
Além do desastroso entendimento sobre armas, o governo também caminha na direção errada com o pacote anticrime do ministro Sergio Moro (Justiça). As ideias de Moro tendem a dar mais força à já alta letalidade policial, aumentando mortes entre os mais pobres e jovens negros.
*
Tiro pela culatra
Por razões diferentes, conservadores e trabalhistas reagiram negativamente ao discurso da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que apresentou ontem ao Parlamento uma nova proposta de saída da União Europeia.
No Partido Conservador, já há disputa pela posição de May. Muitos membros do Parlamento britânico dizem que ela vende uma mercadoria que não poderá entregar, pois prometeu sair do cargo após a quarta tentativa de votar algum tipo de acordo para deixar a União Europeia, o que está previsto para o começo de junho. Incerteza continua a ser a palavra que define o Brexit.
Ouça os comentários feitos ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Kennedy Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.