Fonte: Embrapa
Começa nesta quinta-feira (23/5), na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ), a 8ª edição do Green Rio, feira internacional de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis, que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde. A Embrapa estará presente nas discussões com pesquisadores da Embrapa Solos (RJ), Embrapa Agrobiologia (RJ), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Agroenergia (DF) e Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (DF).
O Green Rio é gratuito e deve receber neste ano mais de 3 mil visitantes e cerca de 80 expositores do Brasil e do exterior. Desde 2012, vem se firmando como um dos principais eventos sobre bioeconomia no Brasil e representa para os participantes uma oportunidade de fazer parcerias estratégicas, conhecer produtores e empreendedores que adotam técnicas sustentáveis de produção, além de ampliar a rede de contatos com especialistas brasileiros e estrangeiros.
Nesta quinta-feira (23/5), a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Mariella Uzêda integra uma mesa-redonda sobre bioinsumos e agricultura sustentável, a partir das 14 horas, na Sala 1 do Green Rio. Ela abordará os desafios da agricultura e a atuação da Embrapa diante de uma nova realidade urbana e rural para o atendimento de mercados internos e externos e a garantia da soberania alimentar. Além disso, a pesquisadora mostrará alguns bioinsumos produzidos pela Embrapa Agrobiologia, assim como as tecnologias de manejo associadas a eles, que se utilizam da biodiversidade local.
No estante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mapa), onde estão programados palestras, debates, mesas redondas, lançamento de publicações e exposição de produtos da agricultura familiar, os três Centros de Pesquisa da Embrapa no Rio de Janeiro promovem, também nesta quinta-feira (23/5), um ciclo de palestras a partir das 15 horas. A pesquisadora Bernadete da Conceição Pedreira, da Embrapa Solos, fala sobre o potencial de sucesso do trio agroturismo, agricultura familiar e agroindústria no estado, mostrando algumas ações bem-sucedidas e levantando perspectivas e desafios para o desenvolvimento rural a partir do turismo em determinadas regiões. Na sequência, a Embrapa Agroindústria de Alimentos vai apresentar o potencial da cultivar BRS 267 de soja hortaliça – mais conhecida como edamame – para cultivo e comercialização no Rio de Janeiro. Desenvolvida especificamente para o consumo humano em forma de grãos verdes, a cultivar da Embrapa tem um percentual de mais de 40 de proteína. Durante a apresentação, o pesquisador Mauro Sergio Vianello Pinto vai explicar que a produção da soja hortaliça adapta-se para o cultivo em pequenos módulos rurais, em sistema orgânico, praticados por agricultores familiares em condições artesanais de manejo e cultivo. Fechando o ciclo, o pesquisador da Embrapa Agrobiologia Renato Linhares apresenta a palestra “Princípios e práticas agroecológicas em ambientes de montanha”, na qual falará sobre as estratégias de desenvolvimento territorial para a construção de agroecossistemas sustentáveis em ambientes de montanha, além de abordar a realidade socioeconômica e ambiental dessas áreas.
Na sexta-feira (24/5), a partir das 10h30, a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Lilia Salgado participa de uma mesa-redonda promovida pelo Sebrae sobre o potencial do mercado de plantas medicinais. Em sua apresentação, ela abordará sobretudo o mercado de plantas e óleos medicinais voltado para o pequeno agricultor, ressaltando a importância de os produtos serem de base ecológica e orgânicos e a grande relevância do associativismo e cooperativismo para os agricultores familiares, falando ainda sobre como agregar valor aos produtos.
A Conferência sobre Cooperação em Bioeconomia entre Brasil e Alemanha, que será realizada na sexta (24/5), no Auditório do Green Rio, terá a participação da secretária de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Rita Milagres. No final da manhã, ela representa a Empresa no ato de assinatura de memorandos de entendimento entre o Mapa, a Embrapa, o instituto alemão Julius Kühn (JKI) e o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ), com foco em energias renováveis, segurança alimentar e promoção da agricultura sustentável em pequenas propriedades.
Ainda na sexta (24/5), a partir das 15h30, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, conduzirá o Fórum de Energias Renováveis, que discutirá a transição energética no cenário da bioeconomia no Brasil e no mundo. O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, fará uma palestra para mostrar os principais trabalhos da Empresa na área.
No sábado (25/5), a partir das 10 horas, no estande do Mapa, o pesquisador da Embrapa Solos Claudio Lucas Capeche fará uma palestra sobre agricultura periurbana e a importância das parcerias para seu desenvolvimento, mostrando como o trabalho desenvolvido pelo programa Embrapa & Escola, desde 1996, contribuiu para a estruturação de importantes projetos em comunidades, escolas e instituições na cidade do Rio de Janeiro.
A Embrapa no Green Rio 2019
Mesa-redonda Bioinsumos e Agricultura Sustentável – Sala 1
23/05, 14 horas
Participação da pesquisadora Mariella Uzeda (Embrapa Agrobiologia)
Espaço Arena – Estande institucional Mapa/UFF
23/05, 15 horas
Palestra Agroturismo, Agricultura Familiar e Agroindústrias: um trio com potencial de sucesso no RJ – Pesquisadora Bernadete da Conceição Pedreira (Embrapa Solos)
Palestra Soja Hortaliça: desenvolvimento da cadeia de valor no Estado do RJ – Pesquisador Mauro Sergio Vianello Pinto (Embrapa Agroindústria de Alimentos)
Palestra Desenvolvimento Territorial em Ambientes de Montanha – Pesquisador Renato Linhares (Embrapa Agrobiologia)
Mesa-redonda Sebrae Multiplica: Potencial do Mercado de Plantas Medicinais – Sala 1
24/5, às 10h30
Participação da pesquisadora Lilia Salgado (Embrapa Agrobiologia)
Conferência sobre Cooperação em Bioeconomia entre Brasil e Alemanha – Auditório
24/5, às 11h40
Participação da secretária de Inteligência e Relações Estratégicas, Rita Milagres, na assinatura de memorandos de entendimento com o Instituto Julius Kühn (JKI) e o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ).
Fórum de Energias Renováveis – Auditório
24/5, às 15h30
Participação do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville
Espaço Arena – Estande institucional Mapa/UFF
25/05, das 10 horas
Palestra Agricultura Urbana e Periurbana: A importância das parcerias em seu desenvolvimento – Pesquisador Claudio Lucas Capeche (Embrapa Solos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.