Fonte: Faemg
O Sindicato dos Produtores Rurais de Itambacuri, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas, promoveu o curso de Cerqueiro / Construção de cerca elétrica, na zona rural do município, na Fazenda São João. O curso foi ministrado pelo instrutor Raimundo Antônio Ramos. Doze produtores e trabalhadores rurais participaram do evento.
“A utilização de cerca elétrica no Brasil vem crescendo muito. As novas técnicas de manejo de pastagens, sobretudo o pastejo rotativo, constituem uma situação perfeitamente adequada para a utilização da cerca elétrica, na formação e subdivisão de piquetes.
A importância que as cercas têm nas propriedades rurais é indiscutível e conhecida por todos, sendo usadas nas grandes e modernas propriedades rurais e até naquelas menores e simples”, explicou Raimundo Ramos.
O aprendizado, que teve duração de quatro dias, de 20 a 23 de maio, contou com aulas teóricas e práticas, ensinando o trabalho dentro dos padrões de qualidade e segurança. “O objetivo desse curso é ensinar a construir cercas seguindo as técnicas recomendadas. Foram repassadas instruções desde como selecionar os postes para construção da cerca e como se deve fazer o aterramento e isolamento da cerca para evitar prejuízos”, revelou o instrutor.
A falta deste profissional para o mercado de trabalho é uma oportunidade para quem deseja atuar no ramo, avalia o proprietário da Fazenda São João e ex-presidente do Sindicato Rural de Itamabacuri, Políbio Guedes Júnior. Três funcionários da sua propriedade participaram do curso. “É um curso oferecido para toda a população rural que quisesse aprender uma profissão e se qualificar para o mercado, mas três funcionários meus participaram do curso para se qualificarem e colocar em prática o trabalho com cerca elétrica aqui na Fazenda São João”, afirmou.
A presidente e mobilizadora do Sindicato Rural de Itambacuri, Maria das Dores Rosa dos Santos, destacou a mudança proporcionada pelo curso na forma de interação do grupo de participantes. “O que é mais incrível nos cursos do Senar Minas é que, além do conhecimento adquirido, os participantes mudam a forma de interagir. Todos eles saem extremamente satisfeitos e neste curso de cerca elétrica não foi diferente”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.