Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de maio de 2019

PARCERIA ENTRE SENAR MINAS E DIMINAS INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES PARA PRODUÇÃO DE LEITE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As mudanças foram publicadas no fim do ano passado, no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76, e, na 77. Na IN 78, foram definidos os critérios a serem seguidos nas provas de produção. A previsão é de que as Normas entrem em vigor a partir do mês de junho.

Para atender os anseios das cooperativas de leite, que buscam atender as normas para a qualidade do leite, produtores rurais do Vale do Rio Doce buscam qualificação por meio de cursos do Sistema Faemg/Senar Minas, nos municípios de Conselheiro Pena e Goiabeira.




Quem tem interesse na qualificação dos produtores e tem dado todo apoio para a promoção dos cursos na região é a Diminas ou Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Conselheiro Pena (Coopmista).

“A qualidade é o carro-chefe da nossa cooperativa. Temos um rigor muito grande com a qualidade dos nossos produtores e por isso, achamos importante investir na capacitação e qualificação dos produtores rurais da nossa região, por meio dos cursos do Sistema Faemg/Senar Minas que falam por si só. De quebra, passamos a seguir as novas Normas de qualidade do leite que entram em vigor em breve”, afirma o presidente da Diminas, Fernando José Carneiro Ribeiro.

Três cursos de Qualidade do Leite estão sendo promovidos na região pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Pena, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas e apoio da Diminas. Ao todo, 30 pessoas serão capacitadas.

“Para que o leite chegue com qualidade até a cooperativa ele precisa ser instruído e é aí que entram Sindicato Rural e o Sistema Faemg/Senar Minas realizando cursos para ensinar aos produtores a produção do leite com qualidade. Dois cursos acontecem nesta semana, entre os dias 20 e 25, com o instrutor Rafael Paiva Izidoro, na zona rural de Goiabeira e outro já aconteceu, na zona rural de Conselheiro Pena, entre os dias 16 e 18 de maio, com instrução de Jairo Pereira Rezende Júnior”, contou o mobilizador do Sindicato Rural de Conselheiro Pena, Clésio Chaves.

O instrutor Jairo Rezende explica que o curso de Qualidade do Leite mostra aos produtores rurais a importância de produzir um leite de qualidade superior, dentro das novas normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Além disso, os produtores vão perceber as vantagens que terão com esse leite de melhor qualidade, conhecer, avaliar esse leite; aprender técnicas para produção e manter as vacas mais sadias e saudáveis o que obviamente também resulta em qualidade”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog