Fonte: Faemg
Mais de 100 profissionais da área contábil, que atuam em municípios do sul de Minas, participaram do circuito de novidades previdenciárias e fiscais da área rural. A ação faz parte do programa Cidadania Rural, do Sistema Faemg/Senar Minas, que tem como objetivo levar informações e orientar quanto ao novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial e o EFD-Reinf.
Novidades fiscais e previdenciárias que envolvam a área rural, recolhimentos previdenciários e como eles vão impactar no eSocial, alteração do modelo de entrega de informações.
Esses foram alguns dos assuntos abordados pelo consultor Filemon Oliveira. “É importante os profissionais estarem atualizados. São muitos detalhes que eles devem observar. A partir de julho deste ano, algumas informações já devem estar disponíveis na folha. A maioria ainda tem dúvidas. E a aplicação errada da norma pode impactar na rotina previdenciária fiscal de todos os produtores e de outras entidades”, explica.
De acordo com o analista em arrecadação da Coordenadoria de Administração e Finanças do Senar Minas, Isaías de Souza Claudiano, além das novidades previdenciárias e fiscais, o participante conhece melhor o Funrural, a nova legislação, as isenções e a forma correta de recolher. “O objetivo é disseminar essas informações para os profissionais da área contábil, que são os responsáveis para prestar essas informações ao governo. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre nota fiscal e o livro caixa digital, que a partir deste ano será exigido. São muitas novidades da área fiscal e previdenciária, e nós estamos aqui para esclarecer as dúvidas e orientar os profissionais”, diz Isaís.
Os circuitos ocorreram nas cidades de Lavras, Varginha, Alfenas e Pouso Alegre e envolveu profissionais que trabalham ao entorno desses municípios. Bruno Cae é supervisor administrativo de uma empresa em Lavras e, para ele, o evento foi muito proveitoso: “Nós ficamos por dentro do desconto do Funrural do Senar Minas, fomos instruídos de como fazer corretamente. As informações repassadas vão auxiliar para instruir os produtores o melhor método a seguir”.
Para o diretor do Sindicatos dos Contabilistas de Lavras e região, Carlos Henrique Pedrosos, nesse momento de implantação é de fundamental importância promover esse tipo de ação. “Tratar da área rural, a forma de contribuição do Senar Minas, que tem suas particularidades, isso é fundamental para o nosso trabalho e também para o produtor, que será melhor assessorado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.