Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de maio de 2019

VIRGÍNIA RECEBE CURSO PILOTO DE CULTIVO DE COGUMELO - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Após reformular seu conteúdo, o Sistema Faemg / Senar Minas volta a ofertar o curso de Cultivo de Cogumelo das espécies Champignon Paris e Portobello, Shimeji e Shitake. Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Virgínia, foi promovido para 10 produtores do município o curso piloto de Cultivo de Cogumelo Shitake.

O treinamento teve o acompanhamento do analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar, Harrison Belico. As aulas práticas e teóricas ocorreram no Sítio Grotão, no bairro Grotão de Virgínia.




Segundo a mobilizadora Denise Augusta de Moraes, os alunos da turma já são produtores, mas pretendem investir, a partir de agora, na produção de cogumelos como alternativa de cultura, renda e de resíduos.

“A vivência foi maravilhosa, uma semana em campo que trouxe uma simplicidade de uma cultura que me parecia complexa, mas abriu meu olhar para o aproveitamento de resíduos, para viabilizar de forma sustentável vários ciclos econômicos dentro da minha propriedade”, diz a aluna Ilélia de Souza.

O grupo aprendeu desde o que é o cogumelo até a produção e colheita. Para produzir cogumelo não precisa de um espaço grande. O cogumelo é rico em vitaminas, minerais e tem pouca caloria. Ele ainda possui baixo teor de sódio (sal). “Saio satisfeito do curso. O treinamento trouxe uma perspectiva diferente, já que não demanda muita tecnologia e investimento. Pode ser um complemento de renda para o produtor”, diz o instrutor Gilmar Silva de Medeiros.

“Eu gostei muito do curso, da parte didática, superou a expectativa. O interessante que aborda a produção e também a gestão financeira. Vou sair daqui para iniciar minha produção”, conta o aluno e produtor Marcos Paulo.

“Esse é o sexto curso que faço pelo Senar Minas. Achei interessante e pretendo complementar a minha produção de horticultura e frutíferas. Agradeço também ao sindicato e o saio daqui com a certeza que posso começar uma produção com segurança para ter sucesso na produção”, finaliza a aluna e também produtora Tânia Fuentealba Villar.

Um pouco sobre o Cogumelo Shitake

Ele é comestível e veio da região Asiática. É hoje o segundo cogumelo mais consumido no mundo e há seis mil anos é utilizado na medicina chinesa. O cogumelo da espécie Shitake é excelente alimento e pode fazer parte da alimentação diária. Algumas pesquisas apontam que o Shitake ajuda até no processo e emagrecimento e combate a doenças.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog