Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de maio de 2019

PINT OF SCIENSE OCORRE NAS NOITES DE 20, 21 E 22 - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Pelo segundo ano, a Embrapa Agroindústria Tropical participa do Pint of Science em Fortaleza (CE). O festival que discute ciência de maneira descontraída ocorrerá concomitantemente em bares de 24 países nos dias 20, 21 e 22 de maio. Será uma oportunidade para as pessoas conversarem com os cientistas sobre temas relevantes, percebendo o impacto da pesquisa científica em seus cotidianos, e descobrirem as dificuldades e as belezas da ciência.

Em Fortaleza, além da Embrapa, participam do Pint of Sciense, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Fortaleza com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Vinil Áudio e Vídeo, Farmácias Santa Branca e os estabelecimentos sede.




 

Na primeira noite do evento, no dia 20 de maio, o público reunido no bar Cantinho do Frango será convidado a conhecer um pouco mais sobre recursos genéticos vegetais. A pesquisadora da Embrapa Ana Cecília Ribeiro de Castro, que é curadora de bancos de germoplasma de flores tropicais e de cajueiro, falará sobre a importância da preservação dos recursos genéticos e sobre o papel do Brasil neste contexto.  
Na segunda noite de evento, que ocorre no Brava Boteco, o pesquisador da Embrapa Vitor Hugo de Oliveira mostrará “A ciência por trás dos cardápios”. O pesquisador salienta que nunca antes na história a responsabilidade pela comida ficou nas mãos de tão poucos.  “A maioria das pessoas desconhece completamente todo o processo que viabiliza a chegada dos alimentos nas mesas, bem como sua posição na cadeia alimentar”, diz o pesquisador.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.
 
Sobre o Pint of Science
Em 2019, o festival acontece em 24 países. No Brasil são 87 municípios participantes. O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 89 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog