Fonte: Faemg
Acontece na Fazenda Experimental da Epamig, na cidade de Três Pontas, no sul de Minas, a 22ª edição da Expocafé – uma das maiores feiras do agronegócio café do país. Como todo ano, a feira atrai produtores de vária partes do Brasil e do exterior. A organização espera um púbico 15 mil pessoas, durante os três dias de Expocafé. A expectativa de negócios deve ser de R$ 200 milhões de reais. O objetivo da feira, que termina nesta sexta-feira, dia 17, é apresentar para o cafeicultor soluções e também novas tecnologias para o setor cafeeiro.
O evento traz uma série de novidades em tecnologia, maquinário agrícola e serviços.
No estande do Sistema Faemg/Senar Minas o Seminário de Atualização em Segurança no Trabalho, Norma Regulamentadora 31, é uma das principais atrações.
“Nós passamos para o produtor orientações atualizadas de saúde e segurança no trabalho, conforme a NR 31. Com destaque nas responsabilidades do empregador e empregado, na prevenção de acidentes de trabalho. Também fazemos demonstrações com equipamentos de proteção coletiva e individual e mostramos equipamentos de combate a incêndio”, explica o instrutor João Paulo Andrade Moscardini.
Segundo o instrutor, até o momento, foram registrados em Minas Gerais mais de 60 mil acidentes de trabalho. No ranking nacional, o setor agrícola ocupa a 5ª posição com maior número de acidentes. Conforme Anuário Estatístico da Previdência Social, o Brasil é o 4º país em número de mortes por acidente. São registradas mais de 2 mil mortes/ano, por acidente de trabalho.
“O assunto é interessante e de extrema importância. Informações que, muitas vezes não nos preocupamos e que faz toda a diferença no nosso trabalho diário”, conta o produtor de Varginha, que participou do seminário, Valdeci Oliveira de Carvalho.
O produtor de Santana da Vargem, Mateus Oliveira, que já conhece o trabalho e serviços do Senar Minas, aprovou a iniciativa: “Acho que toda informação para nós produtores é bem-vinda. E aqui, hoje, eu aprendi muito. São dicas importantes e fundamentais para a nossa segurança durante a lida no campo”.
Para os produtores da cidade de Monsenhor Paulo, o Senar Minas é uma entidade fundamental de suporte para o produtor. “Realmente é importante essa assistência que temos, por meio de cursos e programas de qualidade. As tecnologias que conhecemos e o acompanhamento no dia a dia de trabalho, é o que nos ajuda a ter bons produtos com qualidade, segurança e saúde”, relata o produtor Flávio Luís Silveira Gomes.
“Eu também concordo com o Flávio. Nós de Monsenhor Paulo somos gratos ao Senar Minas pela assistência e pelos conhecimentos que recebemos nos cursos e programas. As orientações nos ajudam no custo da produção e comercialização do nosso produto”, reforça o produtor Décio Toti Junqueira.
Serviços Sistema Faemg/Senar Minas
O visitante que passa pelo estande do Sistema Faemg/Senar Minas conhece os serviços oferecidos pelas entidades e ainda faz um cadastro. “Nós apresentamos para o produtor o que temos em cursos e programas. Esse momento é fundamental para apresentarmos o que temos realizado e os resultados do trabalho, não só nos municípios mineiros, mas no estado e na federação”, diz o gerente regional, Wander Magalhães.
Para a analista de agronegócio do Sistema Faemg/Senar Minas, Ana Carolina Gomes, a Expocafé é uma feira que promove uma conexão com produtor. E essa aproximação favorece apresentar o que o Sistema Faemg/Senar Minas tem desenvolvido em questão de mercado e política públicas. “Apresentamos para o produtor nossos produtos como os programas ATeG, Café + Forte e outras novidades e ações concretas realizadas para atendê-lo. O cenário cafeeiro atual não é bom, mas estamos buscando junto ao governo federal, ações que possam minimizar esse impacto negativo na cafeicultura, e dar suporte para que o produtor obtenha um melhor preço no mercado”, explica Ana Carolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.