Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de maio de 2019

MOVIMENTO ARROZ E FEIJÃO NA RODA DE CONVERSA DA ACOF 2019 - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Durante a realização da 17ª Edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2019 (Acof 2019) que acontecerá entre os dias 29 de maio a 1 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Embrapa Arroz e Feijão coordenará a Roda de Conversa sobre Movimento Arroz e Feijão: A Comida do Brasil.

O Movimento Arroz e Feijão: A comida do Brasil é uma iniciativa que conta com a participação de instituições e agentes das cadeias produtivas do arroz e do feijão para difundir informações voltadas aos aspectos nutricionais e funcionais desses alimentos, visando atingir diferentes perfis de consumidores, agricultores e profissionais da cadeia produtiva.

O objetivo da roda de conversa é fornecer subsídios para que os atores envolvidos na cadeia produtiva desenvolvam ações visando manter o saudável hábito de consumir este prato símbolo do Brasil.

Os hábitos alimentares se modificam com o tempo e sofrem influências do desenvolvimento econômico e cultural.




Com isto, toda a revolução alimentar pela qual passamos nos últimos 15 anos só favoreceu a obesidade e o fast food.

Então a proposta do Movimento Arroz e Feijão busca, de certa forma, um voltar ao passado, mas com o compromisso de ser saudável e nutritiva. A tendência de voltar às origens é mundial, porém incorporada as técnicas mais modernas e a capacidade de trocar saberes e experiências gastronômicas globalmente.

A iniciativa do Movimento Arroz e feijão foi fruto de estudo e diagnóstico para identificar as reais necessidades, desejos e percepção dos consumidores sobre as características nutricionais e funcionais do arroz e do feijão.

Foi realizada a pesquisa em capitais de nove estados e coletadas informações obtidas por profissionais de várias áreas do conhecimento, como: sociologia, psicologia, agronomia, nutrição, engenharia de alimentos, marketing, saúde individual e pública, economia, dentre outras, visando identificar interpretações ambíguas ou confusas que os consumidores têm e que necessitam ser aclaradas ou complementadas, para que compreendam particularidades do consumo de arroz e feijão.

As informações geradas pelas equipes multiprofissionais estão sendo divulgadas, de modo que possam ser acessadas livremente por empresas, instituições públicas e privadas e toda a cadeia produtiva do arroz.

Além desta, haverá outras oficinas, workshops, rodas de conversa e amostras tecnológicas pela Embrapa Arroz e Feijão. As inscrições para as atividades poderão ser realizadas durante a Acof 2019. Acesse aqui e confira toda a programação da Feira.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog