Fonte: Embrapa
Em 16 de maio de 2019 realizou-se na Embrapa Meio Ambiente mais um curso destinado ao treinamento dos técnicos, estagiários e bolsistas que trabalham nos laboratórios que possuem experimentação com animais. O tema abordado foi sanidade, prevenção e qualidade ambiental no manejo do zebrafish em experimentos laboratoriais.
Da mesma forma como foi em 2018, o Gestor Operacional do Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança, o analista José Henrique Vallim, ministrou aula teórica sobre atividades de rotina e experiências que adquiriu durante o tempo em que trabalhou com animais de laboratório.
A Responsável Técnica Veterinária dos Biotérios da Embrapa Meio Ambiente, a pesquisadora Márcia Ishikawa, coordenou a discussão sobre casos de doenças e estratégias para o bem-estar dos animais experimentais.
“Este foi mais um dos cursos organizados para garantir o bem-estar dos animais durante a execução de experimentos nas instalações da Embrapa Meio Ambiente”, explicou a pesquisadora. “As aulas e treinamentos destes cursos são uma oportunidade para interação, troca de experiências e de muito aprendizado”, enfatiza Márcia.
Os participantes tiveram a oportunidade de atualizar e discutir sobre diversas atividades relacionadas ao manejo e procedimentos experimentais com peixes. Ao final, foi feita uma visita técnica ao Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança – LEB da Embrapa Meio Ambiente para observação dos ambientes laboratoriais experimentais e de manutenção do zebrafish, onde José Henrique Vallim e a estagiária monitora Valery Camargo apresentaram os equipamentos e materiais utilizados, os alimentos e o manejo de rotina dos organismos aquáticos mantidos no Laboratório, além de uma demonstração dos experimentos conduzidos com os organismos aquáticos não vertebrados.
O curso foi realizado em parceria com a Pós-Graduação em Biologia Animal da Unicamp, com a participação da Professora Marlene Ueta e dos alunos da disciplina de Sanidade, prevenção e qualidade ambiental em sistemas produtivos de peixe.
O próximo está agendado para 30 de maio de 2019 e será realizado em parceria com a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.