Fonte: Embrapa
O primeiro encontro do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana na América Latina acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), nos dias 29, 30 e 31 de maio no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura. O fórum internacional reúne especialistas de renomadas instituições mundiais, além de prefeitos e representantes de governos de cidades da América Latina e da Europa, com o objetivo de debater políticas de alimentação urbanas em prol da sustentabilidade, redução das desigualdades sociais e fortalecimento de identidades regionais.
A equipe técnica da Embrapa irá apresentar pesquisas e tecnologias para redução do desperdício de alimentos, moderar uma sessão sobre tendências dos sistemas alimentares e participar das discussões das mesas-redondas e dos workshops. A Embrapa Agroindústria de Alimentos integrou a curadoria e o comitê organizador do evento.
Lançado em 2015 na Itália, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana reúne medidas assinadas por mais de 184 cidades em todos os continentes – das quais 24 localizadas na América Latina – para o desenvolvimento de sistemas alimentares baseados nos princípios da justiça social e da sustentabilidade. O pacto reconhece o potencial das cidades para contribuir com o tema da segurança alimentar e nutricional, estimulando o equilíbrio entre a produção rural e a urbana em prol de sistemas mais sustentáveis. Nesse sentido, o evento enfatizará as interações entre cidades e regiões, em discussões, segurança alimentar e nutricional, dietas saudáveis e meios de subsistência, para assegurar o acesso da população a alimentos produzidos de forma saudável e sustentável.
O evento é organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Organização Pan Americana da Saúde (OPAS-OMS-ONU), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), entre outros parceiros.
Parceria
Uma proposta de convênio entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e as Unidades da Embrapa da cidade do Rio de Janeiro já está em andamento. Com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, está previsto o desenvolvimento de um Centro Público de Processamento de alimentos oriundos da agricultura familiar, com o objetivo de aumentar a vida útil e reduzir o desperdício. Também estão programadas capacitações para produtores failiares do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e assessoramento técnico para as atividades relacionadas ao Comércio Justo, com vista ao fornecimento de produtos para os restaurantes populares e alimentação escolar.
Com a Embrapa Solos, há previsão de instalação de um Fertmóvel, um laboratório de análise de solos que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos, para apoiar a agricultura urbana do município. Também está em discussão a construção de um Mapa da Agricultura Familiar do Município do Rio de Janeiro, com dados do CAR – Cadastro Ambiental Rural e do IBGE, que subsidiará as ações, projetos, programas e políticas públicas que serão realizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural da Cidade do Rio de Janeiro, no qual a Embrapa mantém um assento.
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Aline Bastos (MTb 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
agroindustria-de-alimentos.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 21 3988-9739
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.