Selecione o dia...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CNA contesta UE: Uruguai não tem como suprir oferta de carne do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28860.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, contestou as informações de que a União Européia (UE) começa a buscar carne no Uruguai com o temor da falta do produto brasileiro por restrições sanitárias impostas pelos europeus. "Isso não tem sentido e só pode ser uma notícia plantada para baixar o preço do boi no Brasil", disse Nogueira. "Além de não conseguir suprir o mercado europeu mesmo se vender todo o rebanho, o Uruguai vende carne para os Estados Unidos, que paga o dobro do preço da União Européia", completou.

Bolsas reagem à queda dos juros nos Estados Unidos e Bovespa sobe mais de 4%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28862.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após um dia de quedas expressivas nas principais bolsas de valores mundiais, o mercado de ações no Brasil e na Europa mostrou ontem (22/1) sinais de recuperação. Pouco depois do anúncio de corte de juros nos Estados Unidos feito esta manhã pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, as bolsas reagiram de maneira positiva. As ações nas principais economias européias, com exceção da Alemanha, registraram ligeira alta. Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o otimismo foi maior.

Brasil e Venezuela discutem cooperação em pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28861.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes do Brasil e da Venezuela começaram a definir ontem (22/1), em Caracas, a instalação do projeto de cooperação técnica para o fortalecimento da pesquisa agropecuária. Técnicos da Assessoria de Relações Internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reuniram-se com o presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrícola da Venezuela (Instituto Nacional de Investigaciones Agrícolas - Inia), Yván Gil, a fim de estabelecer recursos e alocação de pessoal especializado para o trabalho de cooperação.

Cogumelos comestíveis: Embrapa impulsiona mercado no Distrito Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28857.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A técnica chinesa conhecida como Jun-Cao foi adaptada para o Brasil pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, pelas vantagens que proporciona ao cultivo de cogumelos comestíveis, tornando-o mais barato e ambientalmente mais saudável, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes.

Rádio Agricultura estréia também na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28873.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de amanhã, (24/1) o programa Rádio Agricultura, produzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), estará disponível na Internet no endereço eletrônico da Seag como mais uma opção de informação para a sociedade, em especial os produtores rurais do Estado.

Sindicato Rural de Sidrolândia (MS) tem novo presidente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tomou posse hoje (23/1), o produtor rural Osório Luiz Straliotto. Straliotto foi eleito presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, no último dia 13 de dezembro. Junto com ele assumem o Sindicato Paulo Atílio Pereira (1º Vice), Rogério de Menezes (2º Vice), Cleber Coldebella (1º Secretário), Manfredo Barbosa (2º Secretário), Felix Ari Bernart 1º Tesoureiro) e Leandro Basso (2º Tesoureiro).

Showtec 2008 será lançado dia 24

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28859.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] No próximo dia 24, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri), às 9 horas, lançam no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), do maior evento tecnológico do agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul, o Showtec 2008.

112 propriedades do RS estão aptas a exportar carne à União Européia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28856.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) já vistoriaram cerca de 300 propriedades gaúchas com vistas à exportação de carne para a União Européia (UE). Deste total, 112 estão de acordo com a Certificação ERAS, adotada pelo Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina).

Biocombustíveis: A força do magnetismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28854.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Seis pequenos e poderosos eletroímãs, distribuídos estrategicamente em torno de um tubo de aço inoxidável por onde passam o caldo de cana-de-açúcar, chamado mosto, e as leveduras utilizados na fermentação do etanol, resultaram em um rendimento até 17% maior em relação ao processo convencional, ganho decorrente da redução do tempo gasto com essa tarefa. ?Enquanto o processo tradicional de fermentação no experimento controle demorou 15 horas, com a aplicação dos ímãs acoplados ao biorreator esse tempo foi reduzido para 12 horas?, diz o professor Ranulfo Monte Alegre.

Radiografia da educação nos municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28853.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), acaba de lançar um novo sistema de consulta na página do ministério voltado para pesquisas demográficas e educacionais dos municípios brasileiros. O indicador, desenvolvido no Inep, traz 12 tabelas que contêm informações como número de habitantes e de escolas do município, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento da Infância (IDI) e taxa de analfabetismo de cada local pesquisado, entre outras categorias.

Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27926.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A falta de conhecimento da técnica de ferrar animais e da anatomia do sistema de locomoção dos eqüídeos pode ocasionar problemas aos animais e grandes prejuízos aos criadores. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes tópicos: estudo dos pés; instalações, materiais e equipamentos da ferradoria; ferraduras e cravos; contenção dos animais; exame dos pés; exame da ferradura velha; aparação dos cascos; correção de aprumos; ferrageamento; ferrageamento a quente; ferrageamento a frio; justuras; ferraduras especiais e patológicas.

Antúrio, Helicôneas e Spathiphyllum

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27925.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As plantas ornamentais tropicais que produzem flores estão cada vez mais presentes no mercado nacional e internacional. A beleza de suas flores, inflorescências e folhagens, e a grande rusticidade no cultivo e resistência para o transporte e comercialização, seja de plantas em vasos, estruturas propagativas, mudas ou flores cortadas, têm ajudado na disseminação do cultivo. É o caso de HELICÔNIAS, ANTÚRIOS E SPATHIPHYLLUM, três espécies de grande beleza, já muito procuradas no mercado. A tecnologia de cultivo destas plantas rizomatosas é muito simples, exigindo baixo nível de investimento em sua fase inicial.

Espécies Arbóreas Brasileiras - Volume I

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27474.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta cem espécies arbóreas nativas do Brasil. Entre elas, o angico, a aroeira, o cedro, a erva-mate, o jacarandá, o pau-Brasil e o timbó. A descrição de cada espécie aborda a nomenclatura, a biologia reprodutiva, os aspectos ecológicos, a produção de mudas, clima e solos, as principais doenças, a conservação de recursos genéticos e outros tópicos. Tudo ilustrado com fotos e mapas de ocorrência natural.

História da Agricultura na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27473.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Buscar o futuro da Amazônia com base no conhecimento do passado é o grande desafio deste livro. Seu conteúdo revela, em escalas cronológica e sintética, os principais fatos históricos, vultos, inovações tecnológicas e políticas públicas que marcaram a história da agricultura na região, desde a presença dos primeiros paleoíndios até à atualidade. Com esta publicação, a Embrapa Amazônia Oriental cumpre importante tarefa para enfrentar os desafios de promover o desenvolvimento sustentável dessa região estratégica para o Brasil e para o mundo. Além do conter registro fotográfico dos fatos, segue encartado contendo seis infografias com a linha do tempo sobre conquistas científicas e tecnológicas, movimentação de recursos genéticos, políticas públicas, grandes obras e desenvolvimento das instituições de pesquisa.

Pesquisar este blog