Selecione o dia...

sábado, 19 de abril de 2008

Embrapa desenvolve protótipo para rastreamento de bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100623.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o intuito de contribuir com a credibilidade do produto criado e exportado pelo Brasil, além de otimizar os sistemas de produção, a Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participa do projeto de pesquisa Otag (Protótipo para Gerenciamento e Tomada de Geodecisão na Rastreabilidade de Produtos Agrícolas).

Empresário afirma que biocombustível ?está longe? de competir com alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100625.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A competição entre biocombustíveis e alimentos por áreas agricultáveis não faz parte da realidade brasileira e não fará por muito tempo, de acordo com a avaliação do diretor da União Brasileira de Biodiesel, Sérgio Beltrão. ?Estamos muito longe disso acontecer. Pela imensa área agrícola disponível para plantio, podemos atender tanto o mercado alimentar quanto o de biocombustíveis sem o menor problema?, afirmou em entrevista à Rádio Nacional.

Produção de álcool será 27% maior na safra 2008/2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O álcool hidratado, usado como combustível, é o maior responsável pelas projeções de crescimento da safra de cana-de-açúcar apresentadas no último dia 17, em São Paulo, pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), entidade que representa 110 empresas do setor localizadas na região Centro-Sul

Embrapa comemora no dia 22 de abril o Dia da Mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100617.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), comemora, em 22 de abril, a partir das 14h, o Dia da Mandioca.

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prevê menos milho e mais carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100621.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu sua previsão para os estoques finais de milho do país em 2007/2008 em 155 milhões de bushels para 1,283 bilhão, uma redução maior do que os analistas esperavam, e uma situação que provavelmente pressionará o já inflacionado preço do milho ainda mais.

Endividamento Rural: Justiça concede mais benefícios que medidas do Governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100620.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Os produtores rurais em todo o país estão aguardando a edição da medida provisória do governo federal, na expectativa de solução efetiva do endividamento rural, especialmente com relação às dívidas antigas dos anos 80 e 90 (Pesa, securitização, alongamentos). No entanto, é necessário alertar que as medidas do governo dos anos anteriores visando, também, a solução do endividamento rural, não lograram êxito, razão pela qual o problema permanece e se agrava ainda hoje.

Da agricultura orgânica à agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100618.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A agricultura orgânica de substituição de insumos conserva a mesma mentalidade do ?fator limite? da agricultura conservadora, que conduziu as pesquisas agrícolas convencionais do passado. Esta mentalidade está enfocada na ?lei do mínimo? onde, em um determinado momento, há sempre um fator que limita o incremento da produção e este fator pode ser superado via aplicação de um insumo externo apropriado. Superado este fator pela adição de insumos, os seguintes também serão combatidos pela adição de outro insumo. Este processo continua consecutivamente a cada novo fator limite encontrado. É a forma de simplificação do problema, uma abordagem não holística do sistema agrícola, uma abordagem simplista, principalmente porque conserva o modelo de monocultivos.

Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28099.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] É cada vez mais intenso o comércio de gramas no mundo inteiro, seja por meio de sementes, placas, tapetes ou a última novidade, os "plugs", tornando-se uma excelente alternativa de negócio. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender como produzir, com qualidade, as gramas das variedades Batatais, São Carlos, Esmeralda, Santo Agostinho, Bermudas e Zoysia, todas elas de exploração econômica relativamente recente. São abordados os seguintes assuntos: aspectos gerais da produção; conhecendo as variedades; clima e preparação do solo; produção de grama; tratos culturais; corte do gramado; irrigação; fertilização; aerificação do solo; controle de pragas e doenças; controle de plantas daninhas; colheita e comercialização; implantação de gramados; e, gramados esportivos.

Cultivo de Eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28098.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Com a diminuição acelerada da oferta de madeiras nativas, o mercado para a madeira de eucalipto vem se abrindo começando a surgir, em todo o país, fazendeiros florestais, proprietários de pequenas florestas, com 10 a 20 hectares, apoiados em programa de fomento florestal, ou mesmo aproveitando a madeira, diretamente na propriedade, para mourões, porteiras e galpões. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: biologia do eucalipto; escolha da espécie; produção de mudas; implantação da floresta; manejo florestal; colheita; fomento florestal; e, mercado.

Doenças do Milho: Identificação e controle

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27648.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro é destinado ao público que trabalha com a cultura do milho, particularmente aos técnicos ligados ao sistema de produção de sementes e grãos, e aqueles dos serviços de extensão. É uma contribuição para a realização de diagnósticos de doenças do milho e para a adoção de medidas, sejam preventivas ou de controle, com o objetivo de evitar prejuízos e de garantir a boa produtividade. O livro caracteriza de forma sintética os sintomas de cada doença, essenciais a sua identificação.

Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27647.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A crescente preocupação com a preservação ambiental inclui uma tomada de decisão envolvendo interações complexas entre recursos naturais e a sociedade, como os processos de desertificação; erosão, principalmente em solos agrícolas; monitoramento de espécies em extinção; locais de ocorrência de chuva ácida; poluição de corpos de água; contaminação de aqüíferos e solos; mudanças climáticas globais, entre outros.

Pesquisar este blog