Selecione o dia...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mato Grosso do Sul recebe status internacional de zona livre de aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217013.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso do Sul voltou a ser, a partir de ontem (04/02/11), reconhecido como totalmente livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Desde 2005, quando foi detectado um foco da doença numa propriedade rural do município de Japorã, na divisa com o Paraguai, parte do estado foi classificado como zona de alta vigilância.

Ministro anuncia que telefonia rural chegará a 15 milhões de pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217015.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A liberação da faixa de frequência de 450 megahertz (Mhz), que atualmente é utilizada pela Polícia Federal (PF), poderá possibilitar o acesso de 15 milhões de pessoas ao serviço de telefonia rural. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo já garantiu R$ 70 milhões para que a PF compre novos equipamentos em outra frequência para desocupar a faixa.

Chuvas e quebra de safra no exterior encareceram alimentos em janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217014.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A redução da oferta de produtos agrícolas no mercado internacional por causa da estiagem na Índia, a seca que atingiu os produtores de soja do Rio Grande do Sul e o excesso de chuvas nas demais regiões produtoras de grãos do país se refletiram nos preços dos alimentos no mercado interno brasileiro.

Dia de Campo de girassol enfoca novas cultivares e capacitação de produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217008.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O girassol é uma cultura que apresenta ampla tolerância à seca, ao frio e ao calor, além de possuir ampla adaptabilidade às condições edafoclimáticas do país. Isso o torna uma excelente alternativa de cultivo em rotação ou sucessão de culturas. O óleo extraído de seus grãos possui qualidade superior, sendo utilizado na indústria de alimentos e de biodiesel. O co-produto, denominado torta ou farelo, é uma excelente fonte protéica para a produção de ração animal. Além disso, os grãos podem ser utilizados para alimentação humana.

Aprosmat realizará Plantão Pré-colheita até o mês de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217012.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) se prepara para mais um sistema de Plantão Pré-colheita. Segundo a gerente técnica de sementes da Aprosmat, Denise Miranda, o plantão começou no dia 31 de janeiro de 2011 com a análise as cultivares precoce e super precoce. "A expectativa é que o fluxo aumente ainda mais a partir da segunda semana de fevereiro, devido à seca a colheita de cultivares de soja teve um pequeno atraso, mas já estamos nós preparando para receber as amostras".

Leilão Virtual de Nelore liquidará fêmeas selecionadas no dia 12 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217011.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Leilão Virtual de Liquidação das Fazendas São Francisco da Bela Vista e Canto da Mata, dos irmãos selecionadores Rubens Freire Gonçalves e Marcos Gonçalves respectivamente, disponibilizará ao mercado investidor da raça Nelore 50 lotes somando aproximadamente 130 animais que apresentam variedade de opções principalmente para criadores que estão iniciando seus investimentos na raça como, também, criadores tradicionais que buscam agregar genética selecionada para seus plantéis.

Lei de Defesa Sanitária Animal baiana segue para o legislativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217010.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), finalizou no dia 3 de fevereiro de 2011, as discussões para a validação da Lei de Defesa Sanitária Animal no Estado da Bahia. No último dia de atividades da Oficina de Trabalho, realizada no auditório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Ondina, diretores, técnicos e coordenadores responsáveis pelo Programa de Erradicação de Febre Aftosa, juntamente com fiscais agropecuários estaduais da Adab, validaram a proposta de Lei que seguirá para apreciação na Câmara Legislativa.

Kátia Abreu defende cooperação com entidades rurais da Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ligados por uma identidade de princípios e objetivos, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e os presidentes da Sociedade Rural Argentina (SRA), Hugo Luis Bilcati, e da Confederação Rural Argentina (CRA), Mário Llambías, se encontraram, ontem (04/02/11), em Buenos Aires, na Argentina, para avaliar uma ação conjunta em favor dos produtores rurais brasileiros e argentinos, para que possam produzir e vender para os mercados mundiais.

Embrapa pesquisa ovelhas que produzem mais crias por parto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217007.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Apesar do crescimento e do reconhecido valor sócio-econômico da atividade, a ovinocultura brasileira ainda apresenta, em muitos casos, reduzidos índices de produtividade em conseqüência do baixo desempenho reprodutivo e produtivo dos rebanhos. Entende-se como eficiência reprodutiva a somatória da fertilidade, da prolificidade e da sobrevivência dos cordeiros no sistema de produção. O número de cordeiros nascidos por ovelha acasalada é resultado da fertilidade e da prolificidade, e a sobrevivência desses cordeiros está principalmente na dependência da alimentação pré-parto, da habilidade materna e do manejo adequado da mãe e do cordeiro pós-parto.

Epamig realiza curso de degustação de vinho em Caldas, no Sul de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216997.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará no dia 12 de fevereiro de 2011 o curso Iniciação ao vinho e à degustação, no Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, em Caldas, Sul de Minas. O valor da inscrição é R$ 150. Informações pelo telefone (35) 3735-1101 ou e-mail fecd@epamig.br. O curso terá início às 9h, com duração de cinco horas.

Pesquisar este blog