Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Conab e IBGE estimam safra 2009/2010 como segunda maior da história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de grãos da safra 2009/2010 deve chegar a 143,09 milhões de toneladas, de acordo com estimativa divulgada ontem (9/2) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume colhido deverá ser 5,9% superior aos 135,13 milhões de toneladas da safra passada, o que representará o segundo melhor resultado da história. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o volume deverá chegar a 143,4 milhões de toneladas, 7,2% maior do que a safra anterior.

Estatuto do Produtor Rural poderá ser aprovado ainda este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213320.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O produtor rural poderá ter em breve um estatuto que defina regras, deveres e direitos para os brasileiros que trabalham no campo. A ideia, a exemplo de outros estatutos como o da Criança e do Adolescente, é proteger os produtores rurais e conceituar o agronegócio dentro e após a porteira.

Ministro anuncia que África do Sul voltará a comprar carne brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213319.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A África do Sul voltará a comprar carne bovina brasileira, dando fim ao embargo iniciado em 2005. O anúncio foi feito ontem (9/2) pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, durante a divulgação do quinto levantamento de safra para o período 2009/2010.

Tecnologias da Embrapa movimentam Show Rural Coopavel 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213309.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Show Rural Coopavel contará mais um ano com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cerca de 60 tecnologias, serviços e produtos de 19 unidades de pesquisa, de várias regiões do país, estarão em exposição durante a feira que acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel (PR).

Professor Antônio Lima Bandeira é o novo presidente da Emater-MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213317.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O professor Antônio Lima Bandeira é o novo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A solenidade de posse aconteceu no último dia 5, no auditório da sede da empresa, em Belo Horizonte, nas presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilman Viana Rodrigues, do ex-presidente José Silva e demais profissionais da casa, além de convidados como representantes de municípios e de instituições parceiras.

Empresa do Espírito Santo recicla coco descartado nas praias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213316.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tomar água de coco, um hábito muito frequente no verão, tem gerado muita poluição em praias e outros locais de lazer e entretenimento do País. Depois de descartada, a fruta, vendida principalmente no litoral, vira um grave problema para o meio ambiente e impõe mais um desafio para as autoridades de serviços de limpeza urbana, aterros sanitários e lixões.

Térmicas "flex" trarão maior segurança ao sistema elétrico, diz assessor da Unica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213315.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As termelétricas "flex", que operam tanto com gás natural e etanol, são importantes instrumentos para redução de emissões de poluentes, avalia Zilmar de Souza, assessor de bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Ele participou no último dia 3, acompanhado de associados da entidade, de uma visita à termelétrica da Petrobras, em Juiz de Fora (MG), a primeira do mundo a operar com etanol e gás natural na geração de energia elétrica.

Cotação da soja cai, mas permanece acima do preço histórico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213314.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cotação internacional da soja, determinada pela Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos, já caiu cerca de 8% neste ano, com o bushel (27,2 quilos) a US$ 9,5 no momento. valor que, apesar de mais baixo que na virada do ano passado, ainda se mantém acima do preço histórico de US$ 8,5 de acordo com o coordenador-geral de Oleaginosas e Fibras, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Sávio Rafael Pereira.

Relatório do TCU aponta irregularidades na Companhia Nacional de Abastecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213313.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na fiscalização de ativos e no processo de armazenamento de estoques públicos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um dos problemas apontados pelo relator do documento, Raimundo Carreiro, é a contratação de serviços de armazenamento com empresas que têm débitos não quitados com a União.

Começa o cadastramento georreferenciado das propriedades vitícolas de Farroupilha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213311.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma equipe técnica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), coordenada pela pesquisadora Loiva Maria Ribeiro de Mello, da Embrapa Uva e Vinho, iniciou nesta semana a coleta de dados para o georreferenciamento das propriedades vitícolas do município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Trabalho sobre babaçu é apresentado em evento nos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213304.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte Mariana Carvalhaes apresentou o trabalho A aplicação do conceito de palmeiras de babaçu livre em áreas urbanas no Nordeste do Brasil na Conferência Construindo Conservação e Desenvolvimento na América Latina e África: Contextos em Mudança, mudança de estratégias, ocorrida de 28 a 30 de janeiro, na Universidade da Flórida, em Gainesville (USA).

Epamig desenvolve pesquisas para utilização da macaúba para biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213301.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa pioneira realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estuda a cadeia produtiva da segunda maior planta produtora de óleo do mundo, a Macaúba. O estudo é desenvolvido por meio do projeto Emergência de arranjos produtivos de oleaginosas perenes, no Cerrado brasileiro: o caso da cadeia produtiva do biodiesel da macaúba no município de Montes Claros - MG, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo pesquisador da Epamig José Carlos Fialho.

Pesquisar este blog