Selecione o dia...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carga de tributos fica mais pesada para brasileiro: 33,56% do PIB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219381.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cerca de um terço de tudo o que o brasileiro ganhou em 2010 foi para os cofres públicos. Segundo números divulgados há pouco pela Receita Federal, a carga tributária no ano de 2010 correspondeu a 33,56% do Produto Interno Bruto (PIB), crescimento de 0,42 ponto percentual em relação a 2009, quando a carga havia atingido 33,14%.

Embrapa identifica praga que ataca plantas de pinhão-manso no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219375.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), identificaram na região do Cerrado um inseto-praga, vulgarmente conhecido como broca-do-pinhão-manso, atacando plantas de Jatropha curcas (pinhão-manso). Com relato de ocorrência em São Paulo, o besouro Cophes notaticeps, da família Curculionidae, foi observado em áreas experimentais e no banco de germoplasma da Unidade, localizada em Planaltina (DF). O pinhão-manso é estudado por pesquisadores da Embrapa em diferentes partes do Brasil por seu potencial para a produção de biodiesel.

Brasil Sem Miséria: Técnicos de ATER começam trabalho de campo hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219373.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dez mil famílias de agricultores e agricultoras familiares de 47 municípios da Bahia e de Minas Gerais com renda mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa começam a receber, a partir de hoje (26/09/11), visitas de técnicos de assistência técnica e extensão rural (ATER). A ação marca o início das ações no meio rural do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho de 2011 pelo Governo Federal para atender famílias em situação de extrema pobreza.

Selo da Agricultura Familiar beneficia mais de 65 mil agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219372.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais de 2 mil produtos consumidos pelos brasileiros no dia a dia já têm o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF). De 19 a 23 de setembro de 2011, chegou a 200 o número de permissões para uso do selo em todo o Brasil. O SIPAF foi concedido a 97 associações e cooperativas e também a 15 empresas, que juntas representam mais de 65 mil agricultores beneficiados.

Índios resistem à ordem de remoção em fazenda que consideram terra ancestral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219380.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 40 famílias de índios Guarani-Kaiowá, aproximadamente 150 indígenas da comunidade Laranjeira Nhanderú, tentam desde fevereiro de 2008 ocupar uma reserva legal no fundo da Fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, em Rio Brilhante, sul de Mato Grosso do Sul. Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), instituição ligada à Igreja Católica, os índios acreditam que ali é sua terra ancestral.

Programas brasileiros de redução da pobreza despertam interesse de países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219379.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A estratégia brasileira para reduzir a pobreza despertou o interesse de outros países que querem saber qual a receita usada por aqui. Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o diretor do Grupo de Redução da Pobreza do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Selim Jahan, citou algumas nações, como Índia, Turquia e Botsuana, que estão de olho nas ações brasileiras, entre elas, o Bolsa Família.

Cooperativa em Goiás cria plano de saúde para pequenos animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219378.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Surge um novo mercado em Goiânia (GO) voltado especialmente para a área veterinária. Trata-se dos planos de saúde específicos para animais. Quem oferece o serviço é a Cooperativa de Médicos Veterinários de Goiás (Unimev-GO), fundada em 2004. Os planos são semelhantes aos voltados à população, seguindo diferentes tipos de coberturas e preços e aprovados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO). Existem período de carência e coberturas para consultas, exames e cirurgias. Os valores podem variar por idade - até sete anos e acima dos oito - e categoria, de acordo com os benefícios.

Cartilha mostra os benefícios da bioeletricidade da cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219377.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cinco mil exemplares da cartilha Bioeletricidade - A Energia Verde e Inteligente do Brasil, produzida pelo Projeto AGORA, já foram distribuídas em diversos eventos e congressos como parte de uma nova campanha de conscientização sobre as vantagens econômicas e ambientais da energia elétrica limpa e renovável, produzida a partir da queima do bagaço de cana-de-açúcar.

Livro que trata das Mudanças do clima no Brasil está disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219376.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, no final do mês de agosto de 2011, o livro Mudança do Clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios. A publicação reúne contribuições de 46 autores em 23 capítulos que discutem, entre outras questões, os mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) e os impactos das mudanças climáticas nas grandes cidades, na atividade agrícola e nas desigualdades sociais. São abordadas ainda a situação atual das negociações globais sobre o clima e a política de mudanças climáticas adotada pelo Brasil.

Terminal de Pirapora amplia capacidade de escoamento de grãos em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219374.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O transporte de soja pelo Terminal Intermodal de Pirapora, no Norte de Minas, atingiu 520 mil toneladas do grão, no período de janeiro a agosto de 2011. O volume representa aproximadamente 100% de toda a soja transportada pelo terminal durante todo o ano passado. O destino foi o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

Pesquisar este blog