Selecione o dia...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comissão da Câmara aprova proposta de mudança do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214854.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal Brasileiro concluiu na tarde de ontem (06/07/10) a votação do substituto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao projeto que propõe uma nova legislação ambiental. O texto foi aprovado por 13 votos a 5 e as nove emendas que propunham modificá-lo foram rejeitadas.

Relatório Estado do Mundo mostra consumo global irresponsável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214852.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma das mais importantes publicações mundiais sobre sustentabilidade, o Estado do Mundo, acaba de receber uma versão em português, graças à parceria entre o Instituto Akatu e o Worldwatch Institute (WWI), organização responsável pelo documento. No entanto, o otimismo da notícia só perde para sua conclusão: um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo.

Argentina propõe ao Brasil política comum de exportações agropecuárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214851.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura da Argentina, Julián Dominguez, propôs ao Brasil uma atuação conjunta no mercado internacional de produtos agropecuários. "Se estivermos juntos numa política de exportação de soja, seremos os maiores produtores do mundo, superando os Estados Unidos", afirmou o ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, após se reunir com o seu colega argentino, quando discutiram formas de aproximar mais os dois países no setor do agronegócio.

Desaparecimento de abelhas pode prejudicar produção de frutos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214846.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A diminuição da quantidade de abelhas pode prejudicar a cultura de frutos como melão, manga, melancia e goiaba no Brasil. A bióloga e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia de Fátima Ribeiro, em entrevista à Rádio Nacional, afirmou que os Estados Unidos e o Canadá já estimam a perda de milhões de dólares na produção de frutos com o desaparecimento das abelhas.

Brasil e Argentina intensificam cooperação na área agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214855.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em visita realizada no dia 5 de julho de 2010 à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o ministro da agricultura, pecuária e pesca da Argentina, Julián Dominguez, afirmou que uma das prioridades de sua gestão é estreitar a aliança com o Brasil na área agrícola. Ele veio acompanhado do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes; do presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), Carlos Casamiquella, e de uma comitiva composta por representantes da Embaixada da Argentina no Brasil, parlamentares e ministros de várias províncias daquele país.

Preços da agropecuária paulista encerram o mês de junho com queda de 1,54%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214853.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O IqPR ? Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista encerrou o mês de Junho de 2010 com variação negativa de 1,54%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Belo Horizonte recebe a 29ª Nacional do Mangalarga Marchador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214850.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] De 14 a 24 de julho de 2010, Belo Horizonte sedia um dos maiores eventos equestres da América Latina. O Parque da Gameleira será novamente o palco para a 29ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador - edição 2010, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) que terá como tema central Mangalarga Marchador, na família, no trabalho e nos esportes.

La Niña está confirmada para a Primavera de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214849.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O fenômeno climático La Niña esteve presente durante todo o inverno de 2009, dando lugar ao El Niño apenas no segundo semestre de 2009. Nesse período, o cenário climático estava caracterizado pela água do Oceano Atlântico mais quente que o normal, gerando combustível para as frentes frias. Diante desse cenário climático, boa parte do Brasil apresentou um inverno com muita nebulosidade e altos índices pluviométricos. De acordo com os meteorologista da Somar, nesse ano de 2010, com exceção do leste nordestino, a situação será completamente diferente.

Humanos alteraram o clima há 10 mil anos, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214848.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esqueça as emissões de automóveis e usinas elétricas. Os seres humanos podem ter contribuído para as alterações climáticas há mais de 10 mil anos, segundo um novo estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters. A pesquisa, que combinou dados de fósseis com modelos climáticos, revelou que a extinção dos mamutes ? em parte devido à caça humana ? pode ter causado mudanças na vegetação que, por sua vez, aqueceram a Sibéria e regiões próximas em mais de 0,2° C.

Audiência pública discute biodiversidade e direitos dos agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214847.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizam amanhã (08/07/10) audiência pública para discutir o tema Agrobiodiversidade e Direitos dos Agricultores.

Pesquisar este blog