Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brasileiros quebram recorde de consumo de café em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217494.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os brasileiros consumiram em 2010 uma média de 4,81 quilos (kg) de café por habitante. Quantidade suficiente para fazer 80 litros do tradicional cafezinho, segundo cálculos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O número, apresentado ontem (24/03/11) pelo ministério, superou o recorde anterior, registrado em 1965, quando o consumo per capita no país foi de 4,72 kg.

Técnicos rurais defendem o substitutivo do deputado Aldo Rebelo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217490.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes do sistema de extensão rural do País defenderam no dia 23 de março de 2011 a aprovação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal. Em debate promovido pela Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, os técnicos avaliaram que, com a legislação vigente, os produtores rurais estão sendo punidos por condutas que antes eram até incentivadas pelo governo.

Relatório Epagri/Cepa: preço da saca de arroz é o menor em 11 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217488.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A saca de arroz alcançou em fevereiro de 2011 o menor preço dos últimos 11 anos, atingindo 8 mil agricultores catarinenses, responsáveis por 9,2% da produção nacional. Técnicos do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) fizeram uma análise da situação e concluíram que um dos principais motivos da queda do preço do arroz é a redução do consumo do cereal no Brasil. "E isso acontece, principalmente, por razões culturais, mudanças de hábitos", diz o relatório completo, que pode ser lido aqui (arquivo PDF).

Dia de Campo apresenta tecnologias para o café com leite em Três Pontas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217486.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Intercâmbio de informações entre diferentes elos da cadeia produtiva do leite e do café acontecerá durante o 4º Dia de Campo Café com Leite, que será realizado no dia 5 de abril de 2011, na Fazenda Experimental de Três Pontas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O objetivo do evento é integrar produtores das duas tradicionais atividades rurais de Minas Gerais, cafeicultura e produção de leite, além de divulgar novas tecnologias para o setor.

Embrapa cria unidade de gestão territorial em Campinas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217495.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai criar um serviço de gestão territorial na cidade de Campinas (SP). A decisão foi tomada pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e tem como objetivo suprir a crescente demanda pelos serviços. "A ideia é ampliar os serviços na área de geotecnologias oferecidos pela empresa", afirma Pedro Arraes. A criação da nova unidade foi discutida ontem, 24 de março de 2011, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.

Resíduos de biomassa: problemas ou soluções?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217493.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Resíduos de biomassa - de origem doméstica, agropecuária ou industrial- podem causar sérios problemas ao meio-ambiente e à saúde pública, se descartados de modo inadequado. Contudo, devido ao seu baixo custo e pronta disponibilidade, os resíduos podem ser aproveitados, reduzindo custos de produção e a poluição ambiental. Para tanto, novas tecnologias devem ser desenvolvidas com a finalidade de transformar resíduos em novos produtos, para que os materiais residuais deixem de ser problemas e se tornem soluções.

Natal irá sediar o 17º Congresso Brasileiro de Sementes de 15 a 18 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217492.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) promoverá, com apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia, o 17º Congresso Brasileiro de Sementes entre os dias 15 e 18 de agosto de 2011.

Cebola: resultados de 2010 estimulam a produção deste ano em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217491.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O plantio de cebola já começou em Minas Gerais e a colheita deve ser iniciada no final de junho e início de julho de 2011. De acordo com a Emater-MG, vinculada à Secretaria da Agricultura, neste ano serão ocupados 700 hectares com a cultura em Rio Paranaíba (região do Alto Paranaíba), um dos principais municípios produtores do Estado. As sementes já estão espalhadas em 34% dessa área, pois uma parte dos produtores antecipou o plantio.

É Proibido Lucrar na Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217489.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Devido ao nosso instinto de sobrevivência aliado ao fato de que a necessidade fomenta a criatividade, podemos considerar que a atividade rural foi uma das primeiras planejadas pelo ser humano. Da simples exploração dos alimentos encontrados na natureza ao cultivo e manejo da terra, o homem foi se desenvolvendo e também fazendo o mesmo pela agricultura. Tempos depois, já na Idade Média, nós passamos a buscar maneiras de facilitar nosso trabalho, com a criação de ferramentas e uso da tração animal, como no caso da coalheira. E a partir disso, a agricultura vislumbrou uma fantástica evolução. Na modernidade as pesquisas começaram a trazer benefícios e, atualmente nós temos a tecnologia favorecendo uma produção em larga escala.

Governo do Espírito Santo lança hoje Polo do Pinhão Manso em Colatina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217487.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Estado do Espírito Santo entrará na rota do biodiesel com o lançamento, hoje (25/03/11), no Ifes de Colatina, do Polo do Pinhão Manso. O governador Renato Casagrande, o secretário da Agricultura Enio Bergoli e outras autoridades estarão presentes. Durante o evento da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), os produtores irão receber contratos do Programa de Fomento do Pinhão da Nòvabra Energia, empresa de fomento e extração de biodiesel.

Pesquisar este blog