Selecione o dia...

terça-feira, 10 de maio de 2011

10 de maio de 2011: dia para votar o novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217970.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados deverá votar hoje (10/05/11) à noite, em sessão extraordinária, o projeto de lei do novo Código Florestal do país. Ontem, várias reuniões foram feitas para buscar um acordo em torno de alguns pontos que ainda são polêmicos e sobre os quais não há consenso. O relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), passou o dia em conversas na tentativa de um entendimento em torno da matéria.

"Lixo não existe. Resíduos sólidos são matéria-prima a ser reaproveitada", diz especialista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217969.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A reciclagem de resíduos sólidos movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano. Tudo que é descartado pode se transformar em matéria-prima para a indústria por meio de uma correta coleta seletiva do lixo. Para o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Genebaldo Freire, a coleta seletiva pressupõe um planejamento rigoroso e o contato com as cooperativas de catadores, para que todos saibam o que será aproveitado e qual será o encaminhamento adequado para vidros, pilhas, baterias, plástico e metal.

Pesquisa revela que carne suína é a menos presente no prato do brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As razões para o baixo consumo de carne suína vão desde questões culturais até cuidados com a saúde e boa forma, segundo pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, da administradora Maria Stella Beregeno Lemos de Melo Saab, revela que o consumidor ainda acredita que o suíno seja criado de maneira inadequada e, por isso, transmita doenças.

Café brasileiro desperta para a Indicação Geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217963.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil vive um momento distinto na agricultura, com a união de produtores organizados, o apoio científico das instituições de ensino e pesquisa e o incentivo governamental voltado para a delimitação de regiões para o registro de Indicação Geográfica (IG). O país está apenas começando, com oito IGs concedidas, sendo apenas uma para o café: Café do Cerrado (MG). Mas os números avançam com rapidez e as iniciativas espalhadas por todas as regiões produtoras já demonstram que o setor despertou para a importância de demarcar suas origens e agregar valor ao trabalho de milhões de pessoas que vivem no campo. Na lista de produtos brasileiros com potencial para o registro de IG, o café tem merecido destaque.

Estudo confirma viabilidade econômica da pesca e da piscicultura na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um projeto para aumentar o cultivo de pescado na Amazônia foi discutido ontem (09/05/11) entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representantes de nove estados. O BNDES que fez um estudo sobre o setor e está convencido de que a pesca e a piscicultura (criação de peixes) são rentáveis.

Medida do FCO vai favorecer compra e venda de animais em feiras do interior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217966.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em reunião realizada no dia 4 de maio de 2011, o Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) suprimiu de sua normativa o artigo que impedia o financiamento de animais comprados na mesma microrregião. Ou seja, até então, para obter financiamento do FCO o comprador não poderia estar situado na mesma microrregião do vendedor do lote de animais.

Ações da Emater/RS-Ascar nos Territórios da Cidadania beneficiarão 17 mil famílias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217965.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Territórios da Cidadania, programa lançado em 2008 pelo Governo Federal, recebeu o reforço da extensão rural gaúcha para o cumprimento de suas metas. A Emater/RS-Ascar foi selecionada, através de editais elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para executar sete projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que beneficiarão 17 mil famílias de pequenos agricultores, quilombolas e beneficiários de crédito fundiário. As ações foram iniciadas em março de 2011.

PAS Leite será lançado no segundo semestre deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217964.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O PAS Leite (Programa Alimento Seguro voltado para a produção de leite) será lançado no segundo semestre de 2011. Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Nívea Maria Vicentini, as ações de capacitação dos consultores estão na reta final. Cerca de 50 técnicos do Sebrae e Senar foram capacitados por pesquisadores e analistas da Embrapa para atuarem como consultores do Programa.

IICA, Cecadi e OEA realizam VII Curso de Agroturismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217962.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro de Educação e Capacitação à Distância (Cecadi) e o Portal Educacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), com apoio do Programa de Agronegócios e Comercialização do IICA, realizam de 28 de junho a 11 de outubro de 2011, a VII Edição do Curso Virtual de Agroturismo: elementos básicos para implementar um projeto de turismo inovador.

Costa Rica sedia Encontro de Ministros da Agricultura do hemisfério

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217961.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Costa Rica foi escolhida para sediar o Encontro de Ministros para a Agricultura das Américas 2011, a reunião mais importante do agronegócio a nível do hemisfério, quando participarão Ministros da Agricultura de todos os países do continente. O evento acontecerá de 19 a 22 de outubro de 2011, na sede do IICA, em San José, Costa Rica.

Pesquisar este blog