Selecione o dia...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CNA entra na justiça contra a lei de Crimes Ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102006.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pretende entrar com mandado de segurança ou uma ação direta de inconstitucionalidade para suspender o Decreto 6.514, publicado no dia 22 de julho, que altera dispositivos da Lei 9.605 de Crimes Ambientais, de 1998, tornando-a mais rígida. A entidade divulgou no último dia 13 uma nota técnica com análise preliminar das possíveis conseqüências que a medida pode acarretar aos produtores rurais.

CNPq lança edital para seleção de projetos para produção de biodiesel a partir de algas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Pesca e Aqüicultura (MPA) publicaram o primeiro edital para seleção de projetos de pesquisa que contemplem a aqüicultura e o uso de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Embrapa disponibiliza tecnologias para o Mais Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102002.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O kit de ordenha manual é uma das soluções tecnológicas que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pretende fazer chegar aos agricultores familiares, como forma de colaborar com o Mais Alimentos, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A identificação de tecnologias e a estratégia de disponibilização dos produtos e serviços, para aumentar a oferta de alimento no País, foram avaliadas por representantes dos centros de pesquisa da Embrapa e de empresas estaduais de pesquisa e assistência técnica e extensão rural, em reunião realizada nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília (DF).

Usina da Petrobras de biodiesel recebe Selo Combustível Social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102001.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A unidade da Petrobras de Candeias (BA) é a mais nova empresa a receber o Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Agora, são 27 empresas certificadas pelo MDA como produtoras de biodiesel que promovem a inclusão social e o desenvolvimento regional entre agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

UFPB cria Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102025.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o projeto do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

V Seminário de Pecuária de Corte inicia dia 18 em Bagé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102022.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 18 e 19 de agosto será realizado na Associação e Sindicato Rural de Bagé, o V Seminário de Pecuária de Corte. O evento tem como objetivo discutir os diversos aspectos que envolvem a bovinocultura, desde a comercialização de carnes; suplementação alimentar; alternativas de diversificação de culturas dentro da pecuária de corte; até a importância da sanidade animal para uma melhor produção.

Seminário aborda desenvolvimento sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102021.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Suínos e Aves, unidade da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), promove juntamente com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Concórdia e Região (AGROCON) o seminário "Estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável", no próximo dia 19, nas dependências da empresa.

Incra pretende pedir mais de 8 mil licenças ambientais para assentamentos até 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102020.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai solicitar 8,032 mil licenças ambientais para assentamentos até 2011. Só neste ano, devem ser feitas 2,042 mil solicitações. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as metas são baseadas nas diretrizes do programa do Governo Federal para o período 2008/2011 e do Plano Amazônia Sustentável.

48% das exportações do agronegócio brasileiro vão para países em desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102008.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A participação das nações em desenvolvimento nas compras dos produtos agropecuários nacionais subiram de 39,6% para 48,2%, no total do que é exportado pelo Brasil, entre 2001 e 2007. A China foi responsável por metade desse crescimento, passando de 3,7% para 8% do total das exportações brasileiras.

Dia de Campo na TV divulga as boas práticas na fabricação da farinha de mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102007.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana trata da "Qualidade e certificação da farinha de mandioca". O programa será exibido hoje (15 de agosto) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 17, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Acre (Rio Branco - AC) e Embrapa Amapá (Macapá - AP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Supremo proíbe universidades públicas de cobrar matrículas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102004.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As universidades públicas não podem mais cobrar taxas de matrículas dos seus alunos. Por maioria, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram que a taxa de cobrança é inconstitucional, em julgamento conjunto de vários recursos extraordinários realizado no último dia 13.

Produção de Café Conilon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28330.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O café Robusta, variedade Conilon, é adaptado a condições de temperaturas médias anuais entre 22 a 26?C; tolera bem a seca e altitudes abaixo de 500 metros. Por causa dessas características, ele permite a produção onde o café Arábica não se adapta. Nesse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, é apresentado todo o processo de produção do café Conilon, dentro da mais moderna tecnologia, visando obter o máximo de produtividade e melhor qualidade do produto final. Os tópicos abordados são: variedades; formação de mudas; preparo do solo; plantio; nutrição; tratos culturais; Adubação de cobertura, manejo do mato, poda, irrigação; controle de pragas e doenças; e, colheita, preparo e beneficiamento.

Produção de Brotos Comestíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28329.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os brotos são alimentos naturais e altamente nutritivos. A sua produção exige tecnologia simples, pequeno espaço e baixo investimento. Como o mercado consumidor é crescente, a produção de brotos se transformou numa excelente alternativa de renda. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos é abordado, em detalhes, os seguintes assuntos: os brotos na alimentação humana; vantagens e cuidados na produção de brotos; qualidade da água; higiene; estrutura mínima de produção; obtenção de sementes; produção de brotos de feijão mungo-verde (feijão moyashi); produção de brotos de alfafa, trevo, rabanete, brócolis e outros similares; e, comercialização.

Pesquisar este blog