Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Zoneamento da cana não prevê lavouras na Amazônia e no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211646.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, que vai definir onde as novas lavouras para produção de etanol poderão ser instaladas, será anunciado no próximo dia 9 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que adiantou ontem (2/9) alguns pontos do mapeamento.

Certificação de procedência do INPI agrega valor aos produtos regionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211642.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A relação de produtos brasileiros com certificação de origem do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pode ser ampliada com a inclusão dos calçados de Franca (SP). Essa certificação caracteriza produtos de uma região específica, como ocorre com os vinhos de Bordeaux, na França, e tem relação com o meio geográfico onde é fabricado, em termos de solo, clima ou vegetação.

Programas habitacionais para áreas urbana e rural são regulamentados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211640.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União de ontem (2/9) publicou portaria conjunta dos ministérios da Fazenda e das Cidades regulamentando o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrantes do programa Minha Casa, Minha Vida.

Sensor indica se alimentos embalados estão aptos para o consumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211635.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dispositivo tecnológico produzido por pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) vai ajudar o público consumidor a ter maior garantia de qualidade e segurança no consumo de alimentos embalados em material plástico. O material sensor, como é chamado, será produzido a partir do projeto Sensores de qualidade para embalagens de alimentos, uma das 60 propostas de todo o Estado aprovadas no programa Sinapse, do governo estadual, e contempladas com R$ 50 mil para a criação de uma empresa de tecnologia. Este novo material deve chegar ao mercado a partir do mês de dezembro.

Comitê de Política Monetária mantém taxa básica de juros em 8,75%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211647.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 8,75%. A decisão interrompe a sequência de quedas da Selic, que há cinco reuniões seguidas vinha sofrendo reduções. O percentual foi apontado pela maioria dos analistas financeiros ouvidos pela boletim Focus do BC, que, semanalmente, pesquisa a expectativa do mercado em relação aos parâmetros econômicos.

União Europeia investiga preços do leite praticados por supermercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211645.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, está investigando se as redes de supermercados e fornecedores estão usando sua posição de mercado para manter altos os preços do leite, enquanto caem os valores pagos aos produtores.

Termina embargo da Comunidade Europeia aos cavalos vindos do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211644.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A proibição da entrada dos animais na Comunidade Europeia durou um ano, desde o aparecimento de um caso isolado de mormo em setembro de 2008, na área urbana de Santo André, município da Grande São Paulo. A barreira acabou se estendendo aos cavalos de outros Estados que tinham como destino a Europa, uma vez que só há vôos para cavalos no Brasil saindo de São Paulo.

Setor de alimentação animal registra queda de 3,8% na produção semestral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211643.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A indústria de alimentação animal no Brasil registrou queda de 3,8% em sua produção no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado, impactado pela crise econômica mundial, fez com que a produção total recuasse para 27,3 milhões de toneladas.

Funai garante posse da terra a grupo indígena de Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211641.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Justiça declarou de posse permanente do grupo indígena Guarani Mbyá a Terra Indígena Pirai, em Santa Catarina. Foram demarcados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) aproximadamente 3.017 hectares de superfície, num perímetro de 35 quilômetros. A portaria está no Diário Oficial da União de ontem (2/9). Os limites demarcados contornam um território tradicionalmente ocupado pelos índios.

Aquecedor Solar reciclado é exemplo de preservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211639.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O aquecedor solar de garrafas PET, uma alternativa sustentável que preserva o meio ambiente e pode ser utilizada na propriedade rural, está presente no Caminhos da Integração, que reúne a Emater/RS-Ascar, a Fepagro e a UFRGS na quadra 37 da Expointer 2009. Este é um projeto que a Emater/RS-Ascar desenvolve dentro da Frente Programática Responsabilidade Ambiental, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Novas cultivares de feijão para terra firme abrem oportunidade de safra alternativa no Amazonas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211638.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a participação de agricultores e representantes de instituições que atuam no setor agrícola do Estado, a Embrapa Amazônia Ocidental apresentou em dia de campo, no dia 1º de setembro, resultados de pesquisa que abrem a possibilidade de se ampliar a produção de feijão-caupi no Amazonas, viabilizando que essa cultura típica das várzeas possa ser plantada também em áreas de terra firme, aumentando a oferta de alimento no Estado.

Expointer 2009 sedia atividades do 7º Congresso Mundial de Ovinos Coloridos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211637.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 7º Congresso Mundial de Ovinos Coloridos, que será realizado de 4 a 9 de setembro, tem algumas atividades programadas para a Expointer 2009. Em um estande, localizado ao lado da pista central no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), estão expostos artesanato e artigos em lã. Também ocorrem workshops e concurso de artesanato em lã e desfiles.

Pesquisar este blog