Selecione o dia...

sábado, 3 de dezembro de 2011

Índios sul-mato-grossenses cobram mais atenção do Estado brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220059.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Índios sul-mato-grossenses exigem maior atenção do Estado brasileiro para o conflito entre eles e proprietários rurais, que se arrasta há décadas, sem solução. Líderes de várias comunidades reuniram-se ontem (02/12/11), em Dourados (MS), com parlamentares que integram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Frente Parlamentar dos Povos Indígenas da Câmara dos Deputados. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 61 índios foram mortos no estado desde janeiro do ano passado.

Vitrine do Exportador tem nova versão para divulgar empresas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220061.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para divulgar as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional, está funcionando desde o dia 1º de dezembro de 2011 a nova versão da Vitrine do Exportador - serviço oferecido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Com uma base de dados de 18 mil empresas, a nova versão foi apresentada durante o 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul), que terminou ontem (02/12/11) em Curitiba (PR).

Código Florestal: regularização de atividades existentes até 2008 deve voltar à discussão no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220055.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A adoção da data de 22 de julho de 2008 como marco para definir área rural consolidada é um dos aspectos mais polêmicos do novo Código Florestal - PLC 30/2011 - e deve voltar à discussão no dia 6 de dezembro de 2011 em Plenário. Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que deverá apresentar pelo menos 19 emendas ao texto, a possibilidade de regularização de atividades existentes até essa data significa anistia aos desmatadores.

Carvão vegetal sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220053.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais conhecido por abastecer as churrasqueiras, o carvão vegetal no Brasil é responsável também pela produção de 30% do ferro-gusa, a liga metálica que dá origem ao aço utilizado em veículos, máquinas, navios, trens, cabos, entre outros produtos. No mundo essa porcentagem não chega a 1%. Assim, parte da produção de aço feita no país é renovável, ao contrário do uso do carvão mineral, que exige a exploração de minas finitas, muitas vezes no subsolo, e é, no caso brasileiro, quase todo importado.

Unicamp: Na primeira vez, primeiro lugar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220054.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em sua primeira participação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instrumento instituído em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para aferir a qualidade dos cursos de graduação e o desempenho acadêmico dos estudantes, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi apontada como a melhor universidade pública do país. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) gerado pelo processo avaliatório, a instituição obteve conceito 4,69, dentro de um índice que varia de zero a cinco. As notas de três a cinco significam desempenho satisfatório e as de um a dois, insatisfatório.

Chanceler da Alemanha prevê longo período de crise econômica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220060.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse ontem (02/12/11), em sessão no Parlamento, que deve "demorar anos" o fim da crise econômica internacional, que atingiu vários dos 17 países da zona do euro e os Estados Unidos. Pressionada a tomar decisões na tentativa de conter os impactos da crise, Merkel reiterou sua rejeição à proposta de o Banco Central Europeu emitir títulos em nome do conjunto de países que utilizam a moeda comum.

Genética Angus é mais valorizada em 2011 com recorde de animais abatidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220058.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira de Angus (ABA) comemora os excelentes resultados em 2011 e o sucesso de suas iniciativas voltadas para o fortalecimento da raça e a valorização dos produtores que investem nessa genética diferenciada. Entre as várias realizações, destacam-se o aumento do número de criadores associados à entidade (agora são 420), aumento de 25% no número de animais comercializados nos remates da Primavera no Rio Grande do Sul, com valorização 17% superior em comparação com o ano passado. Além de intensa e produtiva disputa nas pistas das exposições que compõem o Ranking Nacional.

Livro discute certificação de produtos orgânicos no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220057.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] Os consumidores estão ficando exigentes em todas as áreas. Por isso, cada vez mais prezam pela qualidade e origem dos produtos que consomem, especialmente dos alimentos. Neste sentido, vem ganhando força a produção orgânica, bem como cresce o conceito de rastreabilidade. Assim, as normas de certificação aumentam sua importância na regulamentação e qualificação dos processos produtivos que, no caso dos produtos orgânicos e agroecológicos, não é diferente.

Presidentes latino-americanos criam novo bloco regional e deixam EUA de fora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220056.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Presidentes e representantes dos 33 países da América Latina se reuniram ontem (02/12/11, em Caracas, na Venezuela, para formalizar a criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Será a primeira vez que os países do continente se articulam em uma mesma plataforma política - com a tarefa de tentar aprofundar a integração regional - sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá.

Inscrições abertas para o curso de especialização em Logística Empresarial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220052.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso de Especialização em Logística Empresarial (pós-graduação lato sensu), da Universidade de São Paulo (USP), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, está com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro de 2012. É voltado para profissionais com graduação superior completa que trabalham ou desejam atuar na área logística.

Pesquisar este blog