Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Lula chama de palpiteiro quem afirma que biocombustível reduz área de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100610.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de "palpiteiros" as pessoas que estão afirmando que a produção de biocombustível está reduzindo a área plantada de alimentos e causando alta nos preços dos produtos. "É muito fácil alguém ficar sentado em um banco da Suíça dando palpite no Brasil ou na África. É importante vir aqui e meter o pé no barro para saber como a gente vive e saber a quantidade de terras que nós temos e a quantidade e o potencial de produção que nós temos", afirmou.

Brasil quer exportar US$ 210 bilhões em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100609.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Governo Federal tem como meta elevar as exportações brasileiras para US$ 210 bilhões em 2010 informou ontem (16/4) o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, durante a abertura 124º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Encomex), no Rio de Janeiro. Segundo o secretário, várias ações previstas para o incentivo às exportações serão contempladas pela Política Industrial, que deve ser lançada em maio.

Estudos moleculares de reprodução vegetal podem contribuir para compreensão de fluxo gênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100603.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pouco conhecimento sobre os mecanismos de controle de fluxo gênico é um dos maiores entraves atuais para o cultivo de plantas transgênicas no mundo. Um trabalho desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Pasadena, EUA, baseado em conhecimentos de genética molecular, permite compreender melhor o processo de reprodução vegetal e, conseqüentemente, o desenvolvimento de mecanismos de controle do fluxo gênico. Por isso, pode ser determinante para a resolução desse problema, que é ainda mais preocupante em países com alta biodiversidade vegetal como o Brasil.

Senado vota projeto que classifica vinho como alimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100595.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vinho poderá ser classificado como um alimento e não mais como uma bebida alcoólica. É o que prevê projeto de lei de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) a ser examinado amanhã (17/4), na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, marcada para ter início às 11h.

Produtor terá mais incentivos para produzir trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100607.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou ontem (16/4) que o governo federal pretende lançar um programa de incentivos para que o Brasil aumente sua produção de trigo. Na última safra, o país produziu 3,8 milhões de toneladas de trigo, de um total de 10,2 milhões consumidas pela população.

Regiões produtoras de banana na Bahia avaliam variedades resistentes a doenças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100606.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Segundo maior produtor de banana do país, o Estado da Bahia, hoje com 57 mil hectares cultivados em grande parte dos municípios, produz anualmente mais de um milhão de toneladas. Esses números refletem a grande importância social e econômica no contexto da agricultura estadual, pois, além de ser largamente utilizado na alimentação, o fruto contribui para a geração de emprego e renda dos produtores familiares.

Apiários da Bahia serão mapeados através de georreferenciamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100605.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de agora todos os apiários baianos serão identificados através do Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO/CBA). A meta é que até 2009 sejam reconhecidas 5,5 mil unidades produtoras de mel. A primeira etapa começa pelo município de Tucano, localizado na 256 quilômetros de Salvador, na região Nordeste do Estado.

Laboratório da Empaer de Mato Grosso produzirá um milhão de mudas de banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100600.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de novembro deste ano, o laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) irá comercializar mudas de banana resistentes a sigatoka negra e ao Mal do Panamá. O laboratório tem capacidade para produzir 1 milhão de mudas das variedades maçã, nanica e farta velhaco. O produtor que adquirir mudas da empresa receberá o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), com a garantia da qualidade da planta.

Pecuária de Corte: aumento de consumo não significa necessariamente aumento de rentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] ?Aumento de consumo não significa necessariamente aumento de rentabilidade?. O alerta é do coordenador de unidade da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Robson Souto, após a divulgação da previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de que o consumo interno de carne bovina deve aumentar cerca de 1,6% em 2008, se o crescimento do PIB nacional atingir 4,5%, neste ano. De acordo com dados do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, este aumento de consumo poderá atingir os 2%, num quadro otimista de crescimento de 6% do PIB no mesmo período.

Cultivo de Camarões de Água Doce

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28095.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo - Cultivo de Camarões de Água Doce - apresenta as técnicas de criação de Camarões da Malásia, destaca as características biológicas, com cenas inéditas de sua reprodução, e mostra os principais aspectos comerciais. Na etapa de larvicultura, você vai conhecer o cultivo em sistema aberto e o cultivo em sistema fechado. Mostra os tanques de cada etapa do cultivo; a densidade em cada etapa do processo; a técnica de reprodução induzida e as características da água. Explica o processo de alimentação das larvas (Artemia e ração inerte) e como embalar as pós-larvas para o transporte.

Cultivo de Bromélias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28094.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As bromélias são exóticas, bonitas e bastante resistentes, sendo ideais para as pessoas que gostam de trabalhar com plantas e flores e que buscam melhores condições de vida, podendo, ainda, se tornar um ótimo negócio, proporcionando excelentes retornos financeiros. Você vai conhecer neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, os seguintes assuntos: aspectos econômicos; aspectos botânicos; propagação; hibridação; classificação e nomenclatura; instalações e equipamentos; clima e substrato; plantio, irrigação e adubação; controle de pragas e doenças; e, comercialização.

Mandioca: O pão do Brasil - Manioc, le pain du Brésil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27644.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Ricamente ilustrado, com linguagem simples e direta, e em edição bilíngüe (português e francês), este livro resgata as discussões sobre a origem da mandioca, faz uma retrospectiva da trajetória da mandioca no Brasil, sua presença entre os primeiros habitantes da terra, sua importância para a colonização portuguesa, para a alimentação e a formação da diversificada cozinha brasileira.

Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultua orgânica sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27643.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Quem trabalha a terra e enfrenta as adversidades e a incerteza de colher o que planta, para fazer chegar às nossas mesas o "pão de cada dia", necessita cada vez mais, de aprofundar seus conhecimentos sobre como lidar com a natureza, noutra perspectiva. Esta obra aborda um tema que vem despertando grande interesse na sociedade. Ciência emergente, a agroecologia está sendo desenvolvida numa parceria de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, por um lado, e as comunidades agrícolas e suas representações por outro.

Pesquisar este blog