Selecione o dia...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Novo Código Florestal deve movimentar início da sessão legislativa na Câmara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220663.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] De volta à Câmara dos Deputados após revisão do Senado Federal, o projeto de reforma do Código Florestal - PL 1876/99 - já tem datas previstas para votação - dias 6 e 7 de março de 2012. Antes disso, porém, deve haver muita polêmica, pois os deputados ainda não chegaram a um acordo sobre as modificações feitas pelos senadores, embora o novo relator, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), considere que o texto "melhorou bastante".

Técnica de recuperação dos solos com aplicação de rochas entra em debate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220662.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O uso de rochas como fontes de nutrientes para o solo, técnica conhecida como rochagem, será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal amanhã (07/02/12). A comissão vai discutir os benefícios da remineralização do solo por meio da aplicação de rochas, com o objetivo de recompor a riqueza mineral perdida por erosão, lixiviação e exportação de nutrientes pelas culturas.

Esalq/USP anuncia novos cursos de MBA a distância em Agronegócio e Agroenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220656.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) e uma das principais faculdades de engenharia agronômica do país, inicia em março de 2012 as aulas de sua segunda turma de MBA em Agronegócio no modelo de ensino a distância. Além disso, a universidade realizará em 2012 o primeiro MBA em Agroenergia, que terá como foco fundamentos de gestão empresarial para a agroindústria sucroalcooleira.

Rede de supermercados adota Selo da Agricultura Familiar em marcas próprias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220655.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtos da agricultura familiar mais uma vez ganham reconhecimento nacional. Ao longo de 2012, as gôndolas de todos os supermercados do Grupo Pão de Açúcar espalhados pelo país vão ofertar aos consumidores quatro tipos de produtos de marcas próprias com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) em suas embalagens. A permissão concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2011 entre o MDA, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Pão de Açúcar no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo do acordo é ampliar a oferta de produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e na rede varejista.

CNPq prepara edital de bolsas de iniciação científica para aumentar formação de engenheiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220661.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve publicar no mês de março de 2012 edital para a oferta de 12 mil bolsas de iniciação científica do programa Pró-Engenharia destinadas a estudantes de graduação de engenharia, alunos do ensino médio (iniciação científica júnior) e a professores orientadores.

Produtores já podem acessar cartilha sobre Programa ABC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220660.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais interessados em participar do Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), podem acessar agora uma cartilha - clique aqui para baixar - que traz informações como as linhas de crédito, os passos a serem seguidos para conseguir o financiamento, os prazos de carência e a documentação exigida pelo programa, que visa a práticas sustentáveis no campo.

35º Congresso Paulista de Fitopatologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220659.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Associação Paulista de Fitopatologia (APF) e a Embrapa Meio Ambiente promovem de 14 a 16 de fevereiro de 2012 o 35º Congresso Paulista de Fitopatologia. O evento será realizado no Auditório Paulo Choji Kitamura, sede da Embrapa em Jaguariúna.

Etanol de segunda geração com biogás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220658.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O etanol de segunda geração, feito com a celulose existente no bagaço da cana-de-açúcar, é uma alternativa importante para aumentar a produção de biocombustível sem prejudicar as plantações de alimentos ou as áreas de preservação ambiental. Mas como seu processo de produção é mais caro que o do etanol de primeira geração - obtido pela fermentação da sacarose do caldo de cana -, é preciso encontrar alternativas para torná-lo economicamente viável.

Diretor do MDA fala sobre assistência técnica para quilombolas à TV NBR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220657.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A inclusão de 4.480 famílias quilombolas no Plano Brasil Sem Miséria foi destaque em entrevista concedida pelo diretor para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edmilton Cerqueira, à TV NBR. À equipe da TV, ele informou que o trabalho de campo dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atenderão a essas famílias quilombolas em quatro estados do país começa em fevereiro de 2012.

Boas Práticas de Identificação Animal será tema do curso da Assocon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220654.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] Pelo terceiro ano consecutivo a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) oferece capacitação em confinamento para peões, capatazes, gerentes, administradores rurais e pecuaristas nas principais regiões de gado de corte do Brasil. A primeira etapa de 2012 acontece em Goiânia de 13 a 17 de fevereiro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com aulas apostiladas e um dia de prática num confinamento da região.

Pesquisar este blog