Selecione o dia...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Mato Grosso está em estado de emergência fitossanitária por causa da Helicoverpa Armigera

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227727.htm
[ POLITICA ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou estado de emergência fitossanitária no estado de Mato Grosso. A medida foi tomada devido ao ataque da praga Helicoverpa Armigera em áreas de produção agrícola. Com a declaração de estado de emergência, será implementado o plano de supressão da praga. A medida vale por um ano e foi adotada por meio de portaria publicada na edição de ontem (15/01/14) do Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar.

Aplicativo localiza restaurantes que ajudam no combate à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227731.htm
[ SOFTWARES ] Nos restaurantes cadastrados, o cliente opta pela porção "Satisfeito". Ela será servida com um terço a menos de comida e pelo preço integral. Os valores arrecadados serão doados para organizações que fazem parte do programa e que oferecem refeições para crianças.

Cientistas produzem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227730.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores espanhóis criaram um dispositivo que executa funções da língua humana e aponta o momento ideal para a colheita das uvas no processo de fabricação do vinho. Seus criadores, da Universidade Politécnica de Valência, o chamam de "língua volumétrica ou eletrônica". Manez Ramón Martínez, coautor do estudo, disse à BBC que a "língua" é capaz de medir a quantidade de açúcar (°Brix), o nível de acidez total, e o pH das uvas.

Empresas incentivam funcionários a praticar a leitura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227725.htm
[ LIVROS ] Para escrever bem é preciso muita leitura. Além disso, ler estimula a criatividade e amplia o conhecimento e a cultura. Pensando nisso, empresas incentivam os funcionários a adquirir esse hábito.

Segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227720.htm
[ POLITICA ] Cerca de 70% das frutas, vegetais e legumes que chegam à mesa do brasileiro vêm da agricultura familiar. A valorização dessa mão-de-obra é uma ferramenta valiosíssima para a manutenção da segurança e soberania alimentar brasileira. Mas, faltam condições para que o pequeno produtor tenha acesso a tecnologia e crédito. O programa Expedições apresenta um panorama da produção e do consumo de orgânicos, analisa a importância da agricultura sustentável, da agroecologia e da fiscalização dessas práticas. Paula Saldanha entrevista a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Maria Emília Pacheco Lisboa. De acordo com ela, é dever do Estado assegurar o direito do cidadão ao alimento de qualidade. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luiz Claudio Meirelles, conversa sobre o uso de agrotóxicos e o sistema nacional de avaliação dessas substâncias. A ambientalista indiana Vandana Shiva explica como se dá o uso de sementes transgênicas.

Secas no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227733.htm
[ TECNOLOGIA ] A edição do Conexão Futura do dia 14 de janeiro de 2014 abordou o tema das Secas no Brasil. O programa contou com a participação do coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 2), Antônio Barbosa, além da doutora em Geografia Física e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carla Maciel Salgado, e do climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Paulo Nobre.

Site de relacionamentos, Facebook, completa 10 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227732.htm
[ SOFTWARES ] Nessa trajetória, a rede social alimentou o exibicionismo, criou desavenças, mas também aproximou velhos amigos.

Governo estimula a produção de trigo no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227729.htm
[ ECONOMIA ] A produção brasileira de trigo teve crescimento de área na safra 2013/14 de 15,7% e de produtividade de 7,9%, uma elevação de 24,9% na produção nacional, alcançando 5.470,9 mil toneladas contra 4.379,5 na temporada 2012/13.

Tocantins poderá plantar algodão transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227728.htm
[ POLITICA ] O estado do Tocantins foi autorizado a plantar algodão transgênico. A Portaria nº 30, publicada ontem (15/01/14) no Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar -, retira o estado da Zona de Exclusão de plantio de algodão geneticamente modificado. O Tocantins foi incluído nessa zona por meio da Portaria nº 21, de 13 de janeiro de 2005.

Soja Plus: Pulverizadores e colhedoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227721.htm
[ TECNOLOGIA ] Reportagem mostra a necessidade para os cuidados necessários para o trabalho com pulverizadores e colhedoras.

Pesquisar este blog