Selecione o dia...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FAO diz que países emergentes precisam dobrar produção de alimentos até 2050

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212448.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante a abertura da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, em Roma, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, lembrou que a produção mundial de alimentos precisa crescer 70% até 2050 para atender às futuras demandas da população. Mas destacou que entre os países emergentes o desafio é maior: "nesses países é preciso dobrar essa produção para atender a demanda".

Agricultura já usa tecnologias para redução dos gases de efeito estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212453.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem (16/11) que as metas de redução de gases de efeito estufa na agricultura a serem levadas pelo governo brasileiro à 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), em dezembro em Copenhague (Dinamarca), serão cumpridas com a intensificação de tecnologias que já são aplicadas no país.

Pinhão manso tem produtividade três vezes maior do que a da soja para fabricação de biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212451.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O pinhão manso é uma matéria-prima que pode ser usada em escala para extração de óleo destinado à fabricação de biodiesel, mas apresenta características que precisam ser melhoradas. Com uma produtividade potencial três vezes maior que a da soja, o pinhão manso necessita de modificações para que possa se adaptar às diversas regiões do país e para que deixe de ser tóxico.

África quer desenvolver agricultura na Savana com cooperação do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212447.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os 35 acordos de cooperação entre o Brasil e nações africanas na área de produção de alimentos foram discutidos no último dia 15 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros representes do governo brasileiro e de 11 países da África. O mais recente deles vai transferir tecnologia para o desenvolvimento da agricultura em Moçambique.

Portaria fixa preço mínimo para seis produtos agrícolas extrativistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212452.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União de ontem (16/11) fixa o preço mínimo na safra 2009/2010 para seis produtos: açaí, babaçu, borracha natural extrativa, castanha do Brasil, pequi e piaçava. O objetivo é garantir a capacidade produtiva e a autossustentação de agricultores extrativistas e das associações e cooperativas das quais eles fazem parte.

Prazo para adesão a refinanciamento de dívidas tributárias termina dia 30

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212450.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os contribuintes com dívidas tributárias, incluindo aquelas previdenciárias de seus empregados domésticos, têm mais duas semanas para aderir ao programa de refinanciamento de impostos atrasados da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Só serão beneficiados os contribuintes com débitos contraídos até o dia 30 de novembro de 2008 de acordo com a Lei 11.941/09.

Países ricos consideram fora da realidade acordo sobre mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212449.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Líderes políticos da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos consideraram fora da realidade a hipótese de assinatura de um acordo internacional sobre mudanças climáticas em Copenhague (Dinamarca). O anúncio foi feito no último dia 15, em Cingapura, pelo conselheiro da delegação norte-americana, Mike Froman. As informações são da agência portuguesa Lusa.

PAC Embrapa investe R$ 8,4 milhões na Emparn no Rio Grande do Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212446.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), uma das 17 Organizações estaduais de pesquisa agropecuária (Oepas) contempladas pelo PAC Embrapa, inaugura amanhã (18/11) as instalações da Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, em Parnamirim (RN). Durante a solenidade, o presidente da Embrapa Pedro Arraes e a Governadora do Rio Grande do Norte Wilma Maria de Faria apresentam as ações previstas para a pesquisa agropecuária no Estado em 2010.

S.O.S. Abelhas sem Ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212430.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Criadas pelos índios antes mesmo da colonização do Brasil, as abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, são encontradas nas regiões tropicais e sub-tropicais. No Brasil, existem mais de 300 espécies desses insetos sociais, com grande variabilidade de tamanho, cor, hábitos de nidificação e potencial produtivo.

Embrapa e o desenvolvimento de produtos a base de tilápia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212413.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A tilápia (Oreochromis niloticus) representa a segunda espécie de pescado de maior importância na piscicultura sendo superada apenas, em volume de produção, pelas carpas. Suas características a tornam apta para a aquicultura de cultivo intensivo cuja produção mundial está estimada em 1.500.000 toneladas para 2010. O Brasil é o sétimo maior produtor do mundo.

Pesquisar este blog