Selecione o dia...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ONU alerta: Produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212089.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito Humano à Alimentação Adequada, Olivier de Schutter, alertou ontem (13/10) que a produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050 para suprir a demanda crescente. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo.

Embrapa Roraima vai criar banco de germoplasma de fruteiras da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212093.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto Valoração e Uso Sustentável de Fruteiras Nativas da Amazônia, proposto pelo pesquisador da Embrapa Roraima Edvan Alves, acaba de ser aprovado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A aprovação vai render 516 mil reais para investimento no projeto e duas bolsas de pós-doutorado.

Ministro Cassel nega, no Senado, financiamento do MST pelo Incra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212091.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, negou ontem (13/10) que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tenha financiado movimentos sociais. A afirmação foi feita em resposta à acusação de que a entidade teria destinado R$ 115 milhões ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Indústrias avícolas do Brasil e dos EUA assinam acordo de parceria na Anuga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212085.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Associações brasileira e norte-americana de produtores e exportadores de frangos fecham na Alemanha acordo sobre cooperação em vários campos. Ambos os países respondem por 76% da exportação mundial de frango.

População precisa estar atenta a doenças transmitidas por alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212092.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Falta de apetite, náuseas, vômito ou diarreia. Esses sintomas indicam que algo não está bem no organismo. Para alguns, isso pode ser normal ou desaparecer sem muitos cuidados, porém, segundo médicos sanitaristas, é preciso estar mais atento e perceber que tais manifestações podem significar o início de uma doença transmitida por alimento (DTA). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas todos os anos, sendo a maioria causada pela ingestão de alimentos contaminados.

Relator da ONU chega ao país e visita assentamento do MST em Unaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212090.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator especial para o Direito à Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU), Olivier de Schutter, chegou no último dia 12 ao Brasil. Segundo membros da comitiva que o acompanha, ele pretende conhecer experiências de produção e políticas de estímulo à agricultura familiar e avaliar os avanços brasileiros em relação à garantia do direito à alimentação.

Simpósio de Cafeicultura Familar acontece de 14 a 16 de outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212094.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece de hoje (14) a 16 de outubro, em Poços de Caldas (MG), o Simpósio de Cafeicultura Familar, fruto da união de forças do Sindicato Rural e da Prefeitura de Poços de Caldas, Emater-MG, Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Phisa Eventos e outras entidades nacionais, estaduais e municipais, além de organizações não-governamentais que atuam no setor.

Japonesinha: mandioca de mesa para o Distrito Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212088.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Distrito Federal, o cultivo de mandioca se caracteriza por estar concentrado em pequenas propriedades que utilizam mão-de-obra familiar e em cultivares de mandioca de mesa para consumo "in natura", em uma área cultivada anualmente de cerca de 850 ha, com um rendimento médio de 16 t ha-1.

Brasil aposta em "fair trade" para expandir mercados na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212087.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ampliar participação de empresas brasileiras no mercado europeu exige até hoje uma aula de geografia para mostrar aos consumidores que a maior parte do setor produtivo do país está a milhares de quilômetros da Amazônia. As 120 empresas brasileiras que participam da Anuga 2009, a maior feira mundial de alimentos, sabem que para conquistar o consumidor europeu precisam mostrar que atendem aos padrões de sustentabilidade ambiental e que não destroem florestas.

Alemanha já é o 3º maior importador mundial de vinho brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212086.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Visto com curiosidade, o vinho brasileiro vai ganhando espaço no mercado europeu com a campanha "Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil" e já tem na Alemanha seu terceiro maior comprador mundial. Com um saca-rolhas verde e amarelo e uma campanha que convida os consumidores a provar novos sabores sem preconceito, os vinhos brasileiros vão conquistando prateleiras no mercado europeu. A Alemanha, que era o 7º maior comprador do país em 2007, chegou à terceira posição este ano, atrás de Rússia e Estados Unidos.

Pesquisar este blog