Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Trabalhadores ocupam ruas das principais cidades brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225910.htm
[ POLITICA ] Durante o chamado "Dia Nacional de Lutas", várias organizações sindicais convocaram paralisações e passeatas por todo o país. Greve geral, no entanto, não teve adesão desejada em todas as cidades. Diferentemente das manifestações que ocuparam as ruas brasileiras nas últimas semanas, o chamado "Dia Nacional de Lutas" é um movimento das classes trabalhadoras. Nos protestos anteriores, bandeiras de partidos e sindicatos não apareciam e chegavam a ser rechaçados pela massa, formada, principalmente, por jovens e estudantes.

Inseto controla transmissor de doença dos laranjais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225909.htm
[ TECNOLOGIA ] A utilização do controle biológico possibilita reduzir a proliferação do inseto psilídeo Diaphorina citri, vetor das bactérias causadoras do Huanglongbing (HLB), doença que ataca os pomares de laranja. O resultado foi obtido em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, com a vespa Tamarixia radiata, que parasita o psilídeo e impede sua multiplicação. A técnica obteve uma redução média de 68% na incidência do vetor e pode reduzir a aplicação de inseticidas no combate à doença, evitando riscos de contaminação ambiental.

Divulgado Zoneamento Agrícola de Risco Climático para arroz, feijão, milho e soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225906.htm
[ ECONOMIA ] Em consonância ao lançamento do Plano Safra 2013/2014, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou a divulgação das Portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para as culturas de arroz, feijão, milho e soja em diversas unidades da federação.

Chomsky: empresas da web permitirão a governos saber tudo sobre internautas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225903.htm
[ POLITICA ] O linguista americano Noam Chomsky, conhecido pelas críticas que faz à conduta das autoridades de seu próprio país, acredita que as grandes corporações da internet estão juntando dados diversos de usuários da internet com mais competência do que os governos, e que isso permitirá que as autoridades possam conhecer "tudo" a respeitos dos seus cidadãos.

Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, seleciona docente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225902.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com as inscrições abertas para o concurso que visa preencher uma vaga de professor doutor na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). As inscrições estão abertas até dia 30 de julho de 2013 e podem ser feitas diretamente na secretaria da Feagri, situada na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas, interior de São Paulo.

USP Conference on Synthetic Biology for Biomass and Biofuels Production

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225901.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para a USP Conference on Synthetic Biology for Biomass and Biofuels Production, que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto de 2013, na Universidade de São Paulo (USP). A conferência é voltada a alunos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, profissionais da indústria, organizações governamentais e não governamentais e tem como objetivo apresentar e discutir as novas técnicas para a produção de biomassa e biocombustíveis.

Norte-americanos preparam manifestações em apoio a Snowden

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225905.htm
[ POLITICA ] Representantes de movimentos civis norte-americanos prometiam para ontem (11/07/13) manifestações nas principais ruas de Washington (capital dos Estados Unidos) em apoio ao consultor Edward Snowden, que denunciou o monitoramento de dados de cidadãos -- norte-americanos e estrangeiros - pelos Estados Unidos. Houve reações no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa às denúncias e pedidos de informações às autoridades norte-americanas.

China desarticula rede que vendia cortes de frango vencidos há 46 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225904.htm
[ POLITICA ] Policiais da China descobriram uma rede clandestina de cortes de frango, armazenados inadequadamente e que, em alguns casos, estavam fora do prazo há 46 anos. A operação policial desarticulou o esquema na cidade de Nanning, no Sul do país. Foram apreendidas 20 toneladas de pernas de frango congelado, cujo armazenamento era inadequado, e havia casos de peças fora do prazo desde a década de 1960.

Produção de cereais em 2013 será maior do que em 2012, diz FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225900.htm
[ ECONOMIA ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertou ontem (11/07/13) que, apesar da estimativa de que a produção mundial de cereais atingirá recorde histórico em 2013, 34 países, inclusive a Síria, vivem em situação de insegurança alimentar e precisam de ajuda externa - 27 estão na África. A previsão é que a produção mundial aumente 7% em 2013 em comparação a 2012.

Meio Ambiente por Inteiro - O fenômeno da desertificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225899.htm
[ ECONOMIA ] Dia 17 de junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. No Brasil, 11 estados possuem áreas suscetíveis à desertificação. Esse fenômeno ocorre a partir da degradação de terras secas por causa de variações climáticas e das ações humanas. A desertificação é a causa de diversos problemas políticos e socioeconômicos, como a pobreza, à segurança alimentar e as precárias condições de vidas das populações que vivem nestas regiões.

Pesquisar este blog