Selecione o dia...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Telebras pede autorização da Anatel para vender banda larga para provedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215776.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Telebras pediu autorização à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comercializar internet banda larga para os provedores. O aval da agência é necessário para que a estatal possa oferecer conexão em alta velocidade ainda em 2010, como prevê o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Esforços nacionais para reduzir o desmatamento devem ser recompensados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215770.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Reconhecer esforços nacionais para estabelecer boas práticas de gestão da terra e premiar países que tomam atitudes concretas para reduzir o desmatamento, são boas formas de incentivar o melhor uso da terra ao redor do mundo. Esta foi a mensagem da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) durante reunião de consulta pública em Bruxelas, Holanda, realizada em 17 de setembro de 2010.

Faeg promove webconferência sobre mercado da carne bovina no dia 8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215768.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No dia 8 de outubro de 2010, às 14h30, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realiza uma webconferência sobre o mercado da carne. Ela será transmitida pela TV Faeg e pelo portal da Rádio 730 - www.portal730.com.br. Participam da webconferência desta semana a assessora técnica da Faeg para a área de Pecuária de Corte, Christiane de Paula Rossi, e o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, José Manoel Caixeta.

Brasil investe pouco em inovação no setor agroalimentar, diz pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215767.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil transforma apenas 30% de sua cadeia produtiva, que é destinada ao exterior, enquanto outros países, como a China, exportam até 98% de seus produtos com alto valor agregado. Isso leva o país a exportar os grãos in natura a um valor muito abaixo do que se o produto recebesse beneficiamento.

Modelo de armazenagem australiano será apresentado em Conferência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215775.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Para debater os desafios e as potencialidades enfrentados pelo Brasil na armazenagem de produtos agrícolas, a Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e o grupo Cotriguaçu promovem, de 19 a 21 de outubro de 2010, a 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e Fórum Latino Americano de Pós-Colheita, em Foz do Iguaçu (PR). Um dos temas em debate será a apresentação do inovador modelo australiano de armazenagem de grãos e de sementes.

Iapar prevê estiagem e fornece orientações para as safras de verão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215774.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Além de amenizar as temperaturas e aumentar a umidade relativa do ar, as chuvas que incidem sobre o Paraná desde a última semana de setembro de 2010 são importante para a agricultura. Estudo realizado por pesquisadores da área de Agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra que, depois de aproximadamente dois meses de estiagem, os produtores rurais devem aproveitar os índices mais elevados de precipitação para iniciar o plantio da safra de verão.

Minas Gerais adota segmentação da batata para fortalecer mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215773.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais lidera a produção nacional de batata com uma área plantada de 39,2 mil hectares e safra estimada de 1,1 milhão de toneladas para 2010. As safras são crescentes, principalmente, no Sul do Estado, que responde por 46% da produção mineira, e no Alto Paranaíba, que participa com 43%. Porém, a concentração no cultivo da variedade ágata dificulta o desenvolvimento do mercado da batata no Estado.

Melhoramento genético é opção de pecuaristas para reduzir gastos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215772.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores do município de São Geraldo da Piedade, região Leste de Minas Gerais, estão investindo no melhoramento genético do rebanho. A ideia é reduzir gastos, aumentar a produção de leite e ainda gerar renda com a venda de bezerros com alto padrão genético. A iniciativa foi estimulada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Eleições agregam poucos nomes novos à bancada ruralista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215771.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Novos nomes devem se reunir aos decanos do agronegócio do Congresso, vindos principalmente de Estados do interior do país. Mas ainda é cedo para dizer se serão uma força à parte ou se terão uma cara própria dentro da Frente Parlamentar do Agronegócio.

Prorrogada consulta pública sobre normas para produção e venda de mudas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215769.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A consulta pública que trata das normas para produção e comercialização de mudas e de outras estruturas de propagação vegetativa obtidas por tecidos de plantas foi prorrogada por mais 60 dias. "O objetivo é ampliar a divulgação da proposta e possibilitar maior número de sugestões de órgãos, entidades e demais interessados no assunto", explica José Neumar, coordenador de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog