Selecione o dia...

sábado, 31 de outubro de 2009

Sistema de rastreamento de bovinos chega à fase final de testes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212267.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Chip do Boi, como é conhecido o sistema de rastreabilidade de bovinos, entra na fase final de testes. A tecnologia é um produto 100% desenvolvido no Brasil pelo Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), de Porto Alegre (RS). Os chips serão testados em animais da Fazenda Experimental Santa Rita, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Minas Gerais.

Biomassa já representa 5% da oferta interna de energia no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212266.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mesmo com participação restrita em leilões regulados, a biomassa, incluindo-se o bagaço de cana, lenha, lixívia e outras recuperações, já representa expressivos 5% da oferta interna de energia elétrica. A informação foi divulgada no dia 22 de outubro pelo presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, durante o workshop Integração da Bioeletricidade na Matriz Elétrica - Oportunidade de Oferta e Cenários para 2010 e 2011, promovido pela Companhia Operadora do Mercado Energético (Coomex), Unica e Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), em São Paulo.

Pesquisa avalia risco de mexilhão dourado se alastrar pelo Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212261.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O mexilhão dourado, um molusco introduzido na foz do rio da Prata, Argentina, em 1991 e presente no Pantanal desde 1998, pode se alastrar para vários rios brasileiros. A descoberta foi feita pela pesquisadora Márcia Divina de Oliveira, da Embrapa Pantanal, em sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maioria dos Senadores aprovam adesão da Venezuela ao Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212260.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Embora o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul tenha sido aprovado por 12 votos a 5, resultado amplamente favorável à base governista, os senadores que participaram da reunião do último dia 29 da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) foram quase unânimes ao manifestar preocupação quanto à atuação política do presidente daquele país, Hugo Chávez.

Marco regulatório para uso da internet começa receber sugestões de internautas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212268.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As discussões para a criação de um marco regulatório civil para o uso da internet no Brasil foram abertas no último dia 29 pelo Ministério da Justiça (MJ). O marco será criado por meio de projeto de lei, cujo texto será elaborado a partir de sugestões da população. As discussões serão feitas pelo site www.culturadigital.br/marcocivil.

Sebrae investe R$ 37 milhões em agricultura orgânica e agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212265.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agricultura orgânica com certeza é um dos setores "portadores de futuro" no mundo, disse no último dia 28 o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, durante a abertura da 7ª edição da BioFach América Latina e da 5ª edição da ExpoSustentat.

Sebrae Nacional lança novo portal na internet com novos conteúdos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212264.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Está no ar o novo portal do Sebrae Nacional - www.sebrae.com.br. As novidades vão além do design e da arquitetura da página e focam um melhor atendimento aos empreendedores. Com a medida, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende alcançar ainda mais o seu público por meio da internet. Hoje a página contabiliza, por mês, mais de 800 mil visitas. Quando são contadas as visualizações, o número chega a 3,5 milhões acessos.

Publicação da Epagri orienta sobre adubação verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212263.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A adubação verde é uma prática agrícola usada para melhorar a qualidade química, física e biológica do solo. O objetivo é aumentar o rendimento das culturas comerciais por meio da incorporação ou não da massa vegetal de determinadas espécies de plantas na terra. Para orientar agricultores e técnicos sobre essa técnica, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança o Boletim Didático Adubação verde em culturas anuais.

Pesquisador da Embrapa recebe prêmio da Crop Science Society of América

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212262.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Francisco Montenegro Valls, recebe no dia 3 de novembro, em Pittsburgh, EUA, a medalha Frank N. Meyer, pela qualidade internacional de suas contribuições à área de recursos genéticos vegetais. A medalha é entregue junto com outros prêmios durante a reunião anual da Crop Science Society of America (CSSA) a cientistas com notável contribuição para o desenvolvimento das áreas de ciências agrícolas, incluindo atividades de educação e pesquisa nacionais e internacionais. Ao todo, são 15 agraciados.

Lula assina decreto que regulamenta venda de terras da União na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212259.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta a venda de terras da União na Amazônia, que faz parte do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Sancionada lei que cria o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212258.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente em exercício, José Alencar, sancionou no último dia 29 lei que cria o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro. A data lembra o assassinato dos fiscais do trabalho Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Aílton Pereira de Oliveira, mortos ao vistoriarem uma denúncia de trabalho escravo em fazendas em Unaí (MG), há cinco anos.

Pesquisar este blog