Selecione o dia...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

MST acampa em Brasília para cobrar compromissos assumidos por Lula

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211396.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 3 mil pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a outros grupos filiados à Via Campesina ficarão, a partir de ontem (10/8), acampados em Brasília (DF) para cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os compromissos que assumiu em 2005, quando recebeu integrantes da MST que haviam marchado de Goiânia até a capital federal. Os militantes deverão ficar acampados até o dia 19. A principal reivindicação do MST é a atualização dos índices de produtividade da terra, que servem de parâmetro para classificar as propriedades rurais improdutivas.

Câmara discute projetos de assentamento e conflitos agrários

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211399.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública no próximo dia 13 para discutir os projetos de assentamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e os conflitos agrários no País.

Projeto de Melhoramento da Mandioca recebe prêmio nacional de qualidade

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211395.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Coordenado pela pesquisadora Wania Fukuda, o projeto Melhoramento da mandioca para biofortificação e para a indústria de farinha e fécula, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) ficou em terceiro lugar na categoria qualidade técnica da premiação nacional de equipes da Embrapa. O projeto tem como objetivos básicos o melhoramento da mandioca para qualidade nutricional, especificamente teores de betacaroteno nas raízes, e para a elevação da produtividade de farinha e fécula para uso industrial, incluindo o desenvolvimento de cultivares resistentes à seca e às principais pragas e doenças que afetam o cultivo no Brasil.

Interconf debate controle sanitário, rastreabilidade e exigências dos mercados internacionais

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211392.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] "O Brasil precisa evoluir para uma postura de tranqüilidade diante das exigências crescentes dos mercados internacionais. Esta postura de tranquilidade deve vir associada a uma atuação mais pró-ativa e menos reativa em relação ao contexto mundial e aos desafios de ajustamento doméstico", a opinião, da professora Silvia Miranda (Cepea) dá uma mostra do teor das discussões na mesa redonda Marco Regulatório direcionado à produção animal no Brasil, que acontece durante a 2ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), 15, 16 e 17 de Setembro, em Goiânia (GO).

Dirigente do MST diz que governo priorizou agronegócio

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211398.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marina dos Santos, disse ontem (10/8) que o atual governo viveu, no início da gestão, um momento político com condições para realizar a reforma agrária, no entanto, priorizou o agronegócio e preferiu investir na regularização fundiária. Segundo ela, isso contradiz antigas promessas feitas aos movimentos sociais que defendem a democratização de terras.

MST encerra marcha em São Paulo e faz ato no Pacaembu

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211397.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A exemplo do que ocorre em outros pontos do país, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em São Paulo encerraram ontem (10/8) marcha pela Mobilização Nacional Contra Crise. Eles saíram de Campinas, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, no último dia 7, caminharam pela pelo acostamento da Via Anhanguera e terminaram a manifestação no ginásio esportivo do Estádio do Pacaembu, no bairro de Higienópolis.

Leilão Virtual de Touros Angus e Brahman oferta 70 touros no dia 19/8

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211394.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Casa Branca Agropastoril coloca à disposição dos pecuaristas 40 touros Angus e 30 touros Brahman, no I Leilão Virtual de Touros Angus e Brahman, dia 19 de agosto, às 20h45. O remate será transmitido ao vivo pelo Canal Rural. São reprodutores jovens (idade média: 24 meses), de alta qualidade genética, férteis, com exame andrológico e todos os controles sanitários.

Selecionadores de Brahman buscam o mercado internacional de genética

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211393.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A qualidade com que os selecionadores de Brahman vêm conduzindo o trabalho de melhoramento genético da raça, sob o respaldo do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), fez com que o Brahman se destacasse nos últimos anos, expandindo inclusive a produção genética do país para o mercado internacional. Na maior vitrine do setor, a Expogenética 2009, evento que acontece de 16 a 23 de agosto, cerca de 500 criadores possuem animais aptos para exporem no evento, reflexo do comprometimento com que estão conduzindo seu trabalho de seleção genética.

MDA seleciona empreendimentos para participar da Biofach Latina 2009

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211391.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai selecionar empreendimentos ou redes de empreendimentos para participar da BioFach América Latina 2009, que será realizada entre os dias 28 a 30 de outubro, no Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP). Serão escolhidos 15 empreendimentos das cinco regiões do País.

Seminário 1001 Utilidades das Imagens de Satélite discutirá diferenças entre imagens aéreas e orbitais

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211390.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No dia 30 de setembro deste ano, acontecerá o segundo Seminário InfoGEO & InfoGPS, com o tema 1001 Utilidades das Imagens de Satélite ? Descubra como as imagens orbitais e aéreas podem ampliar os resultados da sua empresa. O evento será realizado em São Paulo, no Bourbon Convention Ibirapuera.

E os lucros secaram?

Leia esta mat�ria na �ntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211389.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Há quinze anos, o surgimento da soja transgênica deu início a uma revolução agrícola comparável à da década de 50, quando os agrotóxicos foram introduzidos e triplicaram a produção mundial de grãos. Para desenvolver a semente geneticamente modificada, a empresa americana Monsanto introduziu no DNA da soja um gene de bactéria resistente ao glifosato, um herbicida tão potente que dispensava a aplicação de outros agrotóxicos. Ao reduzir a necessidade de aplicação de defensivos, muito caros e nocivos à saúde, a soja transgênica mostrou-se muito mais rentável do que a natural. Essa semente chegou ao Brasil de forma ilegal em 1995.

Pesquisar este blog