Selecione o dia...

sábado, 3 de setembro de 2011

Maior parte da área desmatada da Amazônia foi transformada em pastos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219141.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais de 60% da área já desmatada na Amazônia foram transformados em pastos. A conclusão está em um levantamento divulgado ontem (02/09/11) e que, pela primeira vez, mapeou o uso das áreas desmatadas do bioma e mostrou o que foi feito com os 720 mil quilômetros quadrados de florestas derrubados até 2008 - uma área equivalente ao tamanho do Uruguai. A maior parte foi convertida para a pecuária.

Ministro reafirma compromisso com produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219150.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, reafirmou seu compromisso com o diálogo e a construção de soluções para todos os agricultores brasileiros, durante solenidade oficial de abertura da 34ª Expointer, em Esteio (RS). A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, além de ministros, secretários de Estado, parlamentares e lideranças do setor agropecuário.

Embrapa recebe prêmio Destaque A Granja do Ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219147.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi agraciada com o troféu Destaque A Granja do Ano, na categoria Pesquisa. O prêmio foi entregue no dia 30 de agosto de 2011, em solenidade que ocorreu no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), localizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

PIB brasileiro cresce 0,8% no segundo trimestre de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219143.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre de 2011. Na comparação com o trimestre anterior, houve crescimento de 0,8%. A informação foi divulgada ontem (02/09/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao segundo trimestre de 2010, a economia cresceu 3,1%. O PIB do primeiro semestre teve expansão de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, o aumento chega a 4,7%.

Pesquisadores delineiam ações de pesquisa para avaliação econômica de sistema iLPF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219149.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisadores de 17 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de instituições parceiras delinearam ações de pesquisa a serem desenvolvidas buscando métodos de avaliação econômica de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). A discussão em torno do tema foi feita entre os dias 30 e 31 de agosto de 2011, durante workshop promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril e pela Universidade do Estado de Matogrosso (Unemat), em Sinop (MT).

Parceria entre Bayer e PepsiCo movimenta a cadeia produtiva da batata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219148.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Bayer CropScience e a PepsiCo acabam de anunciar uma importante parceria para o desenvolvimento do programa Food Chain Partnership na América do Sul. O acordo, assinado recentemente, visa ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis em toda a cadeia produtiva dos fornecedores de batata da Pepsico, que atuam na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, iniciativa já realizada pela PepsiCo desde 1990.

Nível de lixo espacial na órbita da Terra chegou ao limite, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219146.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um relatório feito pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos informa que o número de jatos propulsores, satélites antigos e nuvens de fragmentos minúsculos em volta do planeta pode causar vazamentos letais em espaçonaves ou destruir satélites valiosos.

Projeto acaba com juros compensatórios por desapropriação para reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219145.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 940/11, dos deputados petistas Marcon (RS), Luci Choinacki (SC) e Valmir Assunção (BA), que proíbe o pagamento de juros compensatórios, pela União, nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária. O texto também revoga dispositivos da legislação atual sobre o assunto, para descriminalizar as ações sociais pela reforma agrária.

Agosto sem geração de empregos nos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219144.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informou ontem (02/09/11) que não foram gerados empregos em agosto de 2011 e que a taxa de desemprego manteve-se em 9,1%. A partir desses dados, a recuperação econômica norte-americana voltou a ser motivo de preocupação. Foi a primeira vez desde 1945 que, em termos líquidos (diferença entre empregos criados e vagas fechadas), o número de vagas abertas foi zero. Os dados provocaram quedas mais intensas nas bolsas de valores da Europa.

Embrapa Agroenergia tem novo Chefe-Geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219142.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O agrônomo e doutor em fitopatologia, Manoel Teixeira Souza Júnior, assumiu no dia 1º de setembro de 2011, a chefia da Embrapa Agroenergia. O novo Chefe-Geral chega à Unidade tendo dois importantes desafios imediatos à frente: concluir a implantação do setor de laboratórios da sede da Unidade e iniciar o processo que levará à elaboração do 2º Plano Diretor da Unidade (PDU). A busca por parcerias sinérgicas, nacionais e internacionais, o foco nas demandas dos clientes das cadeias produtivas da agroenergia e tornar a unidade uma instituição de excelência em PD&I no tema estão entre as metas de Manoel Teixeira.

Pesquisar este blog