Selecione o dia...

sábado, 1 de maio de 2010

Embrapa deve transferir tecnologia para garantir segurança alimentar, diz Lula

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214160.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil deve colaborar para suprir a demanda mundial por alimentos, durante cerimônia comemorativa dos 37 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Impactos relacionados à soja minam apelo do biodiesel brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214161.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir de janeiro de 2010, cada litro de diesel vendido nos postos passou a conter 5% de biodiesel. O consumo de fontes energéticas menos poluentes que os combustíveis fósseis pode ser considerado um bom sinal diante dos riscos relacionados às mudanças climáticas, mas os impactos socioambientais vinculados ao biodiesel também são capazes de surpreender quem imagina ter a culpa reduzida toda vez que enche o tanque do veículo.

CMN mantém preço mínimo do café para safra 2009/2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214157.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou no dia 29 de abril de 2010 a manutenção, para a safra 2009/2010, dos preços mínimos dos cafés arábica e robusta em valores iguais ao da safra anterior. Assim, a saca de 60 quilos para o café arábica continuará em R$ 261,69 e para o café robusta, em R$ 156,57. A partir de agora, no entanto, esses valores passam a vigorar por tempo indeterminado.

Site Biomapas permite visualização de mais de 100 espécies amazônicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214145.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Agora é possível visualizar, em mapas, mais de 100 espécies nativas da Amazônia. O site Biomapas entrou no ar no dia 27 de abril de 2010 e as pesquisas sobre os ecossistemas nos arredores da Província Petrolífera de Urucu, mais de 600 quilômetros de Manaus, no Estado do Amazonas, foi realizada pela Petrobras, em parceria com centros de pesquisa da região.

Produtores rurais pedem a Sarney apoio ao combate às invasões no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214163.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (28), a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), acompanhada de comitiva de produtores rurais. Eles vieram pedir apoio ao presidente do Congresso Nacional aprovação do Plano Nacional de Combate às Invasões, encaminhado este mês ao Ministério da Justiça pela CNA.

Epagri resgata história do queijo artesanal serrano de Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214162.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No segundo semestre de 2009 a Epagri iniciou pesquisas de campo para resgatar a história do queijo artesanal serrano (QAS) no Planalto Sul de Santa Catarina, na área que compreende os dezoito municípios da Amures. Esse resgate é uma das metas previstas no Projeto de Certificação e Qualificação do Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Altitude de Santa Catarina.

Linha de crédito para países da América Latina que importam do Brasil deve ser implantada em breve

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214159.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova linha de crédito que financiará importadores de produtos brasileiros na América Latina está em fase final de implementação, disse no dia 29 de abril de 2010 o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira. Segundo ele, a linha deve se chamar Finame América Latina.

CMN muda normas de financiamento para estimular cultivo do dendê

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214158.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou no dia 29 de abril de 2010 algumas normas do Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas (Propflora) e do Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) para operacionalizar o programa de estímulo ao cultivo de dendê que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar na no início de maio, no Pará.

Livro aborda o tema compostagem - Uma Solução para o Lixo Orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214148.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Uma prática iniciada juntamente com os primeiros cultivos agrícolas, a compostagem, pode ser solução para o problema do lixo no campo e também para dejetos orgânicos nas grandes cidades, aliviando os já saturados aterros sanitários das metrópoles. A técnica permite reciclar resíduos orgânicos com maior eficiência, minimizando os impactos ao meio ambiente.

Nova publicação da Embrapa responde principais dúvidas sobre hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214147.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O que é preciso fazer para começar uma horta? Qual é o melhor local? Como preparar o solo? Qual deve ser o critério de escolha das espécies a serem cultivadas? Existe uma distância ideal para colocação das mudas? Dúvida é o que não falta para atormentar as pessoas que querem investir na produção de hortaliças ? seja para consumo próprio seja para garantir o sustento da família ou complementar a renda da família.

Pesquisar este blog