Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de março de 2015

Crise hídrica de São Paulo é denunciada na ONU

O Conectas Direitos Humanos e a Aliança pela Água, coletivos de organizações do qual o WWF-Brasil faz parte, denunciaram a crise hídrica de São Paulo durante a 28ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 20 de março de 2015. No pronunciamento, as duas organizações alertaram quanto à iminente situação de colapso no abastecimento de água na região metropolitana, a mais rica do país, que ameaça o direito humano de milhões de pessoas ao acesso à água.


Leia mais e compartilhe...


Ecos da separação


Em 2011, geólogos colheram amostras de granito, um tipo de rocha continental, da Elevação do Rio Grande, uma cadeia de montanhas submersas a cerca de 1.300 quilômetros do litoral do Rio Grande do Sul. Pensava-se que essas montanhas seriam resultado da formação do assoalho oceânico e de erupções vulcânicas, portanto, formadas por outro tipo de rocha.


Leia mais e compartilhe...


Aprovação da vacina da dengue pode ser antecipada em dois anos

Pesquisadores do Instituto Butantan estão solicitando à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para antecipar a última fase de ensaios clínicos com a vacina contra a dengue, desenvolvida com apoio da Fapesp. Segundo os coordenadores do estudo, seria possível abreviar em até dois anos o processo de desenvolvimento do imunizante, caso a autorização seja concedida.


Leia mais e compartilhe...


Tecnologia dá vida longa para o cajueiro

Práticas simples, como substituição de copas, manejo e enxertia, em um processo de rejuvenescimento, dão vida longa para os cajueiros. A recomendação do pesquisador José Lopes Ribeiro vem mostrando força nos últimos oito anos na região sudeste do Piauí, onde estão concentrados os maiores pomares do estado. O município de Picos, a 307 quilômetros de Teresina, é o maior produtor de caju.


Leia mais e compartilhe...


Senado aprova Lei Geral das Antenas

O Plenário do Senado Federal aprovou, no dia 25 de março de 2015, a Lei Geral das Antenas, como é conhecido o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 293/2012. Do ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o projeto foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) em novembro do ano passado e enviado ao Plenário em regime de urgência.


Leia mais e compartilhe...


UFG abre concurso com 138 vagas para técnico-administrativos

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou edital de concurso público para o preenchimento de 138 vagas para o quadro de técnico-administrativos. As oportunidades são para as cidades de Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiás, Goiânia e Jataí, com remuneração inicial entre R$ 1.739,04 e R$ 3.666,54. Serão selecionados candidatos com formação em nível fundamental, médio, técnico e superior.


Leia mais e compartilhe...


Manual traz melhores práticas para pequenos negócios do setor de suínos

O Manual de Industrialização de Suínos contribuirá para ampliar a competitividade dos pequenos negócios da cadeia da suinicultura no Brasil. A publicação é dirigida aos empresários das micro e pequenas empresas que atuam no abate e processamento da carne suína. O livro foi lançado em São Paulo pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),com apoio institucional do Sebrae.


Leia mais e compartilhe...


Araraquara lança fábrica de vespinhas para combater greening nos pomares

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) lançou no dia 24 de março de 2015, em Araraquara (SP), uma fábrica de tamaríxias, também conhecidas como vespinhas. O inseto combate outro que é conhecido da citricultura por transmitir a bactéria do greening – também chamado de amarelão – e causar grande prejuízo aos pomares de laranja, deixando as folhas amareladas e afetando o desenvolvimento dos frutos.


Leia mais e compartilhe...


Saiba onde encontrar as feiras orgânicas do Brasil

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o site Mapa de Feiras Orgânicas chega com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores. Em nota oficial, a instituição acredita que esse trabalho será capaz de “fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil”.


Com a atualização da página, os consumidores poderão encontrar informações sobre produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos e agroecológicos.


Leia mais e compartilhe...


IEA é o mais novo polo de ensino Pecege – Esalq

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), através do Pecege, firmaram parceria para oferecer cursos de MBA à distância e oficinas voltadas ao setor de gestão e marketing em agronegócios.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog