Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chanceler alemã manifesta preocupação com expansão da soja na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100884.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Alemanha está preocupada com a expansão da produção de soja na Amazônia e o conseqüente desmatamento da região. O temor foi manifestado ontem (14/5) pela chanceler alemã, Angela Merkel. "Temos estatísticas que nos deixam preocupados com relação o desmatamento. Há uma substituição de floresta por plantação de soja", disse a chefe de governo alemã em entrevista coletiva, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Parmalat anuncia novos investimentos em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100880.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente do Conselho de Administração da LAEP Investments Ltda, controladora da Parmalat Brasil e da Integralat, Marcus Elias, se reuniu ontem (14/5), com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em audiência no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A empresa anunciou a construção de uma fábrica de leite em pó, no município de Governador Valadares, com capacidade para 600 mil litros de leite crú por dia. A nova unidade fabril absorverá R$ 31 milhões de investimentos, gerará 100 novos postos de trabalho e deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2009.

IAC realiza de 19 a 21 de maio o I Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100879.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Quem foi rei ? já representou 60% das exportações brasileiras, mas tem agora parcos 3% desse universo ? precisa lutar para não perder seus súditos. Ou melhor, apreciadores e consumidores. Esse é o caso do café, cultura que marcou a economia brasileira e que agora reúne esforços para conquistar clientes e mercados.

Após saída de Marina Silva, Câmara aprova medida provisória que aumenta área para uso rural na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100878.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No mesmo dia em que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu demissão (13/5), a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória (MP) que aumenta de 500 hectares para até 1,5 mil hectares a área que pode ser cedida pela União, sem licitação, para o uso rural na Amazônia Legal. De acordo com o relator da MP, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), a medida beneficiará 92% das posses existentes na região.

Proimpe lança editais para a contratação de consultorias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100897.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (Proimpe), lançou seis editais para a contratação de consultorias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) ou de Modelo de Governança para micros e pequenas empresas que atuem nas seguintes áreas: pequenos hotéis e pousadas, indústria do vestuário, Indústria de madeira e móveis, indústria gráfica, indústria de autopeças e agricultura orgânica.

Dia de Campo na TV mostra miniprensa para extração de óleo de gergelim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100894.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana fala sobre "Miniprensa para extração de óleo de gergelim". O programa será apresentado amanhã, dia 16 de maio, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) à partir das 9h, com reapresentação no dia 18 às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção fica por conta da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Algodão (Campina Grande - PB), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Zoneamento Ecológico Econômico é discutido durante a 44ª Expoagro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100893.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os coordenadores estaduais do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-MS) Dácio Queiroz Silva, que também é diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Sergio Yonamine, discutem sobre o estudo no dia 16 de maio, às 20 horas no auditório do Parque João Humberto Andrade de Carvalho, em Dourados (MS).

Dia de campo divulga cultura da banana no estado do Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100889.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Acre (Rio Branco/AC), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vem desenvolvendo, há vários anos, pesquisas voltadas para o melhoramento genético da bananeira. Como resultado deste trabalho, cinco cultivares de banana com alta produtividade e resistentes a pragas e doenças já foram recomendadas para plantio no Acre.

Famasul terá representante em curso direcionado à área ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100883.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A assessora de meio ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) Janaína Pickler recebeu na manhã de ontem (14/5) a confirmação de que foi uma das pessoas selecionadas para participar do Curso de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação ? Território Oeste de Paraná e Mato Grosso do Sul.

Inoculantes: fixação de nitrogênio pode reduzir fertilizantes químicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100882.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma das principais fontes de nutrientes para a fabricação de adubos, o nitrogênio, dependente das reservas de gás natural para se transformar em matéria-prima na agricultura, é um dos grandes vilões dos produtores no momento de fechar o balanço da produção agrícola.

Cresce o cultivo de palmito no sul da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100881.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cultivo de palmito de pupunha no Sul da Bahia cada vez ganha mais espaço. Apresentada pela empresa Inaceres como alternativa de renda aos produtores da região, que necessitam diversificar a atividade agrícola, a produção de palmito de pupunha deve chegar a 10 milhões de hastes em 2010.

Brasil e Alemanha firmam acordos nas áreas de energia e meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100877.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Brasil e Alemanha firmaram ontem (14/5) acordos de cooperação nos setores energético e ambiental, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a chanceler alemã, Ângela Merkel, no Palácio do Planalto. Na mesma cerimônia, seguida de declaração à imprensa, os dois países vão renovar a parceria estratégica estabelecida em 2002 na visita ao Brasil do então chanceler Gerhard Schröder.

Ecoturismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28150.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O ecoturismo tem nos elementos da natureza seus principais atrativos, o que viabiliza, portanto, ser desenvolvido em um grande número de municípios do interior de todo o Brasil. Tendo como referência o município de Bonito (MS), modelo de turismo ecológico no Brasil, este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos foi elaborado com o objetivo de fornecer subsídios a administradores públicos, empreendedores e estudiosos, para implantação de unidades de ecoturismo.

Drogas Não! Para Pais e Professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28149.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, tem o objetivo de esclarecer, encorajar e apontar os caminhos para resgatar a autoridade e o poder dos pais e professores sobre nossas crianças e jovens. Ao assistir este curso você verá que é possível salvar seu filho, com amor, perseverança e determinação, seja qual for o nível de envolvimento dele com as drogas.

Sigatoka-negra da bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27700.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A fruticultura é uma atividade agrícola em processo de rápida expansão no Brasil, principalmente para atender as exportações. A banana é a segunda fruta mais consumida. A sigatoka-negra, constatada no Brasil em 1998, tem se expandido rapidamente pelo país, causando prejuízos elevados. A Embrapa Amazônia Ocidental disponibiliza esta obra a todos os envolvidos no segmento da banana, desde pesquisadores, produtores e estudantes, que buscam métodos para trabalhar com o patógeno e com a doença e necessitam de informações para diagnosticá-la no campo e adotar medidas de controle disponíveis, eficientes e apropriadas a cada situação.

Criação de abelhas indígenas sem ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27699.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta publicação oferece informações básicas sobre a biologia e o manejo de algumas espécies que ocorrem na Amazônia. Tais informações permitirão o início da criação dessas abelhas, seja ela pela produção de mel para consumo ou comercialização. São apresentadas situações e soluções práticas, resultantes de investigações científicas e, também do convívio com os habitantes do interior da Amazônia. O mel das abelhas indígenas obtém melhor preço no mercado, por se tratar de um produto especial, orgânico e raro.

Pesquisar este blog