Selecione o dia...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Copom eleva taxa de juros para nível mais alto desde janeiro de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218705.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar de 12,25% para 12,5% ao ano a taxa básica de juros (Selic). Foi a quinta elevação da taxa este ano. É a mais alta taxa desde janeiro de 2009 (12,75% ao ano). Em nota divulgada no início da noite, o Copom disse que, "avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,5% ao ano, sem viés".

Precariedade da logística desafia aumento da produção agrícola brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218703.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O complexo soja, cuja produção se dá em grande parte no interior do Brasil, é um dos produtos do agronegócio que mais se ressentem da precariedade da logística nacional. O Brasil está entre os três principais exportadores agrícolas do mundo e tem "uma oportunidade enorme de responder rapidamente à demanda maior de alimentos sem precisar desmatar, apenas utilizando terras disponíveis sem cobertura florestal e pastagens degradadas", diz Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Ele alerta, porém, que "se não tomarmos providências de imediato para melhorar a logística (transporte, instalações portuárias e de armazenagem no interior do País), vamos jogar a oportunidade fora. Este é o grande desafio do agronegócio".

Congresso de olericultura discute desafios da saúde e sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218702.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai sediar, entre os dias 25 e 29 de julho de 2011, o 51º Congresso Brasileiro de Olericultura, organizadora pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH). O tema central desta edição vai debater Hortaliças: da origem aos desafios da saúde e sustentabilidade e pretende reunir em Viçosa (MG) cerca de 900 profissionais do ensino, pesquisa, assistência técnica, extensão rural e agroindústria, além de produtores rurais, estudantes e instituições e empresas que têm a olericultura, a agroecologia e as plantas medicinais, aromáticas e condimentares como interesse comum.

Crédito, contrato futuro e produtividade ampliam pecuária bovina no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra os fatores que ajudaram na expansão da pecuária bovina no Brasil. De acordo com o estudo do pesquisador Waldemiro Alcantara da Silva Neto, o avanço se deve, entre outros fatores, ao uso de novos instrumentos de mercado, como a Cédula de Produto Rural (CPR), facilidades de crédito, uso de contratos futuros que asseguram menor risco de preço e ganhos de produtividade conseguidos com novas técnicas de manejo e melhoramento genético.

Projeto veda utilização de carvão feito com madeira de mata nativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218707.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 317/11, do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), proíbe o uso de carvão vegetal produzido com madeira de extrativismo (extraída de mata nativa). A redução deverá ser gradual até que, em dez anos, esse tipo de produto não seja mais utilizado.

Embargo da Rússia às carnes brasileiras não cai antes do fim do mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218706.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As autoridades russas devem se manifestar, até o fim de julho, sobre o embargo às exportações de carne de 85 frigoríficos do Paraná, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso, em vigor desde 15 de junho. A informação foi dada ontem (20/07/11) pelo gabinete do ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Inscrições para curso de manejo alimentar em bovinos de corte já estão abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218704.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Pecuária Sudeste realiza de 16 a 18 de agosto de 2011 o Curso Manejo Alimentar em Bovinos de Corte, em São Carlos (SP). O objetivo é capacitar e atualizar profissionais das Ciências Agrárias para melhor eficiência na produção intensiva e no manejo nutricional de bovinos de corte.

Portal Agroclima amplia conteúdo e passa a oferecer previsões meteorológicas gratuitas para agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218701.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O portal de consulta meteorológica Agroclima - www.agroclima.com.br - acaba de passar por uma reformulação e agora traz mais informações para auxiliar diretamente o agricultor na produção das principais culturas do país. O canal é há 10 anos referência na previsão climática voltada para agronegócios no Brasil.

Plano Safra da Bahia destina R$ 4,2 bilhões para agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218699.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governador Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, lançam, às 10 horas de hoje (21/07/11), o Plano Safra da Agricultura e Pecuária da Bahia 2011/2012, que destina R$ 4,2 bilhões para a agropecuária do Estado. O evento acontece no Hotel Stella Mares, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano contempla uma série de contribuições para o fortalecimento e a expansão da agropecuária baiana, responsável por 24% do PIB, 30% dos empregos e 37% das exportações do Estado.

Udesc divulga edital para mestrado em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218698.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT) do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, no início de julho, o edital de seleção para a turma 2012 e o edital para ingresso de alunos especiais no segundo semestre de 2011.

Pesquisar este blog