Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Retomada do plantio direto no Paraná conta com adesão de produtores, cooperativas e técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211227.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A retomada da técnica do plantio direto com qualidade no Estado, já anunciada no início deste ano pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), conta agora com a adesão de novas instituições que representam os produtores, cooperativas e técnicos. Em reunião realizada na Seab, entidades como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar-PR), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Sanepar e associações de engenheiros agrônomos e de técnicos agrícolas, se comprometeram em contribuir com a promoção da retomada do sistema de plantio direto com qualidade no Estado.

Ateliê Culinário para Viajem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104825.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Ateliê Culinário é hoje reconhecido por sua qualidade e elegância. O cuidado com que a empresária Vera Saboya trata do bistrô e da rede de cafés é o mesmo dedicado a este livro. Aqui, o leitor encontra uma harmoniosa mistura de receitas, memórias, consultoria de negócios e guia gastronômico.

Quatro Segredos do Sucesso, Os

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/109160.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Em "Os Quatro Segredos do Sucesso", John C. Maxwell, o maior treinador de líderes da atualidade, reúne as chaves do sucesso que você precisa conhecer. O livro contém os princípios essenciais resultantes das observações de experiências de sucesso do autor durante mais de trinta anos. Maxwell vai ensiná-lo a desenvolver sua capacidade de liderança, mostrando que liderar é muito mais do que dar ordens.

Servidores Linux: Guia Prático

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/106135.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Servidores Linux: Guia Prático irá proporcionar um melhor estudo e explicação sobre a configuração de servidores linux. Assim como nos livros anteriores, existe a preocupação em explicar os temas de forma simples, porém, mais aprofundada, deixando de lado detalhes pedantes e enfatizando as configurações realmente usadas na prática.

Queda no IGP-M abre espaço para negociação de contratos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211222.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a queda do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que reajusta o valor do aluguel, dos financiamentos imobiliários e dos consórcios, chegou a hora dos consumidores negociarem os contratos, na avaliação de especialistas.

Brasil e Paraguai assinam acordo sobre energia da hidrelétrica de Itaipu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211220.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de quase um ano de negociações, o Brasil e o Paraguai definiram as bases de um acordo sobre a Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Em um documento chamado Construindo uma nova etapa na relação bilateral, o Brasil concorda em triplicar a taxa anual de US$ 120 milhões que paga pela cessão da energia não utilizada pelo Paraguai.

Cresce influência política e econômica da China na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211228.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Presença chinesa crescente na região envolve diversos aspectos, do fornecimento de matérias-primas e o fomento a mercados importadores até a formação de lobbies políticos e soft power. O Brasil anunciou há algumas semanas que a China se tornou seu parceiro econômico mais importante nos primeiros seis meses de 2009, superando os Estados Unidos pela primeira vez. Apesar da crise global, o volume de mercadorias brasileiras importadas pela China cresceu mais de 40%.

UEM oferece curso internacional em cooperativismo de 10 a 26 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211223.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Agronomia, e a Universidade de Alicante, Espanha, oferecem o Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, de 10 a 26 de agosto. Dividido em três módulos, será ministrado no anfiteatro Ney Marques, no período noturno. Serão repassados conhecimentos de diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento rural, contrastando experiências brasileiras, espanholas e do Mercosul.

Acesso à Internet e serviços de telefonia chegam nas propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211219.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de julho, a Portaria 431 do Ministério das Comunicações que institui o Programa Nacional de Telecomunicações Rurais. O objetivo, segundo texto da portaria, é permitir à população das áreas rurais o acesso a serviços de interesse coletivo, de telefonia e de dados em banda larga (internet).

Queda da taxa Selic pode levar bancos a emprestar mais, diz Anefac

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211221.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A redução da taxa básica de juros (Selic) de 9,25% para 8,75% ao ano, anunciada pelo Banco Central (BC) no último dia 22, pode provocar um efeito indireto nas operações de crédito ao consumidor, aumentando o volume de empréstimos bancários. A análise é da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Soja deverá ser semeada somente no mês de novembro no Sul de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211226.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores de Mato Grosso do Sul (MS) deverão ajustar a semeadura da soja para a próxima safra. O zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicado na Portaria Nº 136, do dia 21 de julho, para a safra 2009/2010, altera significativamente a época recomendada para a semeadura do grão em todo o Estado.

Embrapa inicia pesquisas com mamão no Amazonas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211225.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A fruticultura é uma das principais atividades socioeconômicas da agricultura e, dentre as frutas mais consumidas no Brasil, destaca-se o mamão. Consciente dessa realidade, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) está começando uma série de experimentos com mamão no Município de Iranduba (AM), onde existe uma demanda dos produtores que plantam em área de terra-firme e estão ansiosos em tecnificar suas lavouras para aumentar a produtividade.

VI Congresso Americano de Direito Agrário será em Buenos Aires

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211224.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para o VI Congresso Americano de Direito Agrário, que acontecerá em Buenos Aires, entre os dias 21 e 24 de setembro. O tema dessa edição é Direito Agrário contemporâneo para o século XXI: Agricultura ? Ambiente ? Alimentação e a programação será composta por sessões de comissões e sessões plenárias.

Dualidade Contemporânea no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/113008.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Como promover investimentos? Como acelerar o processo de inclusão social? De onde vem o dinheiro? São questões fundamentais para os países em desenvolvimento. Esse questionamento não só é básico mas, na maioria das vezes, também é dramático para países como o Brasil, que se caracteriza pelo histórico processo de concentração de renda e da riqueza, ao mesmo tempo que busca reduzir custos de capitais e organizar estruturas institucionais para promover investimentos.

Aspargos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104420.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro tem a finalidade de apresentar ao leitor cada etapa do manejo do cultivo dos Aspargos no Brasil. Apresenta uma linguagem que visa adaptar a técnica agronômica à prática do cultivo, caracterizando-se, portanto, muito mais como um guia prático do que como trabalho científico. O livro traz informações e dicas de plantio, locais, adubação, poda, colheita e conservação. O leitor saberá como controlar pragas para obter sucesso e economizar tempo.

Pesquisar este blog