Selecione o dia...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Apenas 25% do país seria passível de ocupação agrícola, aponta pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103478.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, aborda em sua palestra ? alcance territorial da legislação ambiental. Implicações para a agricultura de MS a pesquisa realizada pela instituição que aponta que apenas 25% do país seria passível de ocupação agrícola. Conforme Miranda coloca, cerca de 75% do território está legalmente destinado a minorias e a proteção e preservação ambiental. "Como na realidade, mais de 50% do território já está ocupado, configura-se um enorme divórcio entre a legitimidade e a legalidade do uso das terras e muitos conflitos", aponta.

Preço da arroba do boi cai, quando deveria subir

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103475.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde o início de novembro o preço da arroba do boi tem caído para o produtor rural. Conforme a assessora de economia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas, geralmente o fim de ano é um período em que há uma valorização da carne por conta das festas e o período de férias. "O que estamos observando é que a diminuição da exportação de carne bovina acabou influenciando o valor da arroba", comentou.

Programa de formação de líderes dos sindicatos rurais de MS encerra atividades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103474.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Gestão Sindical finalizou ontem (8/12) a segunda etapa do treinamento de Excelência em Liderança (ELI). O treinamento aconteceu no Hotel Exceller, em Campo Grande (MS). Ao todo, foram 26 participantes de nove sindicatos rurais, que debateram o papel do líder e a profissionalização dos sindicatos rurais.

Produtores de MS participam da decisão do STF sobre Raposa Serra do Sol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103473.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 40 pessoas de Mato Grosso do Sul estarão no dia 10, em Brasília (DF), no Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar a votação da contenda das demarcações Indígenas em Raposa Serra do Sol. A votação vai decidir se a reserva em Roraima será feita em "área contínua" ou em "ilhas". "Estaremos em Brasília para apoiar os produtores rurais que podem perder suas propriedades se for feita a reserva de forma contínua", comentou o diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Dácio Queiroz.

Nível de emprego no campo é o melhor desde 2004

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103471.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O nível de emprego no campo deve fechar este ano com saldo positivo de aproximadamente 33 mil vagas, melhor resultado desde 2004, quando a diferença entre contratações e demissões nas propriedades rurais foi positiva em cerca de 60 mil postos de trabalho.

Reunião discute quadro atual da agricultura e expectativas para 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103470.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está marcada para amanhã (10/12) uma reunião de setores de inteligência do agronegócio, com a participação também de organismos externos, como universidades, para discutir o quadro atual da agricultura e as expectativas para o próximo ano, segundo informou o ministro da Agricultura, Relnhold Stephanes.

Ciências Agrárias da UFMG lança livro sobre alimentação do gado durante a seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103466.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Alternativas de volumosos e suplementos para o período da seca, utilização de resíduos agroindustriais na alimentação do gado, uso de pastagens irrigadas ou diferidas, mercado de insumos utilizados na pecuária de corte. Esses são alguns dos temas abordados no livro Recomendações técnicas para vencer o desafio nutricional no período da seca, lançado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus regional de Montes Claros.

Conab estima que clima e crise financeira não alteram previsão da safra de grãos 2008/09

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103463.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O clima e a crise financeira não devem atingir a expansão das lavouras no Sul do Brasil. Pelo menos, é o que aponta o terceiro levantamento da safra de grãos 2008/09, divulgado ontem (8/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina deve crescer 2,9% e chegar a 61,1 milhões de toneladas, um recorde na região. Com este saldo, o Brasil alcançará a segunda melhor colheita da história, de 140,3 milhões de t, atrás apenas da safra passada, que foi de 143,9 milhões de t.

Estiagem prolongada já está afetando lavouras de feijão e milho no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103462.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná cultivou uma área maior na safra de verão 2008/09, cerca de 5,68 milhões de hectares, com a expectativa de colher 22,6 milhões de toneladas de grãos somente nesse período. Porém, essa previsão não será atingida em função da estiagem que já está afetando as lavouras de feijão e milho e já está causando problemas na soja.

Paraná é o maior produtor de erva-mate do País, diz IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103461.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná é o maior produtor de erva-mate do País, responsável por 70% da produção nacional. A informação é da Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura ? 2007, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou ainda que dos 20 principais municípios produtores, 15 deles são paranaenses. O município de São Mateus do Sul se destaca como o maior produtor de erva-mate do País e responde por 14% da produção nacional.

Universidade Federal de Lavras sediará Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103459.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto Multi Institucional, para a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT), foi aprovado no edital 015/2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto do INCT Café tem como objetivo integrar competências institucionais, para induzir o processo de desenvolvimento competitivo do agronegócio do café no país. O valor aprovado para o projeto é de R$ 5.748.000,00.

Participam do Instituto várias instituições de ensino e pesquisa, como a Embrapa, a Epamig, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fundação Procafé, de Varginha, dentre outras.

Criação de Codornas - Para Produção de Ovos e Carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28561.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] - VERSÃO ATUALIZADA E AMPLIADA - A codorna doméstica, Coturnix cotunix japonica, difundida mundialmente pela sua precocidade e alta produtividade é explorada com o objetivo de produzir carne e ovos. Este livro tem como finalidade levar aos inúmeros interessados na criação de codorna os conceitos básicos de manejo, alimentação e reprodução, conceitos estes fundamentais para o bom desempenho da criação.

Criação de Canários de Porte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28560.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A criação em cativeiro tem papel fundamental na preservação das espécies. O canário silvestre ancestral, provavelmente, não é mais encontrado na natureza. No Brasil ele nunca existiu. A sua origem é estrangeira, sendo que existia apenas uma cor na natureza. Atualmente, existem 358 cores diferentes e mais de 20 raças reconhecidas oficialmente. Na verdade, se não existissem os criadores, não existiria esta enorme variedade de cores e raças.

Pesquisar este blog