Selecione o dia...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Biocombustível de segunda geração entra em produção até 2015, informa a Petrobras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102419.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor Industrial da Petrobras Biocombustíveis, Ricardo Castello Branco, informou em palestra no Rio Oil e Gás, que os biocombustíveis de segunda geração devem entrar em produção comercial até 2015. Ele disse que para que esse prazo seja cumprido, a Petrobras Biocombustível vai dar prioridade às pesquisas, em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), principalmente no desenvolvimento do etanol de lignocelulose, que utiliza resíduos como o bagaço de cana-de-açúcar.

Retomada das exportações de carne facilitará logística para o comércio e a rastreabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102417.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A retomada das exportações de carne bovina in natura do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso para a União Européia (UE) acabará com os deslocamentos dos rebanhos destes Estados para as áreas habilitadas a vender para o bloco europeu, facilitando a logística para comercialização e controle da rastreabilidade.

Especialistas brasileiros e internacionais buscam a uniformização das análises de biossegurança

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102416.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cientistas do Brasil e de mais cinco países ? Estados Unidos, Canadá, Suíça, Austrália e Inglaterra ? estão unindo esforços para uniformizar os procedimentos de análise de riscos da liberação de produtos geneticamente modificados ? OGMs. A iniciativa partiu da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a International Life Sciences Institute (ILSI), que é uma fundação internacional sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento da ciência, e tem como objetivo harmonizar as avaliações de biossegurança no mundo na área de agricultura, além de possibilitar a troca de experiências positivas e negativas dos países.

Mato Grosso institui o vazio sanitário para a safra de algodão 2007/2008 de 1 a 30/10

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102412.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Enquanto muitos agricultores finalizam a colheita do algodão, as unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) preparam as próximas ações de fiscalização para o período de vazio sanitário, que se inicia em primeiro de outubro até o dia 30 de novembro, quando as plantações ainda existentes de algodão deverão estar destruídas. O agricultor tem até 20 dias após a colheita para fazer toda a destruição dos restos culturais.

UnB lança banco de pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102428.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os professores e estudantes de mestrado e doutorado ganharam uma ferramenta para divulgar a produção científica. A Universidade de Brasília (UnB) lançou, no do último 16, o Repositório Institucional da UnB, um banco em formato digital com artigos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos.

Embrapa Milho e Sorgo mostrará novas cultivares e controle de praga do milho na Ciência para a Vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102426.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) apresentará, durante a Ciência para a Vida 2008, cinco novas cultivares e uma alternativa para o controle da lagarta-do-cartucho, principal praga da cultura do milho no Brasil. São quatro novas cultivares de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655). A alternativa para o controle da lagarta-do-cartucho é o uso de baculovirus.

Indea/MT abre inscrições para curso de treinamento em sanidade animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102425.htm
[ POLITICA # CURSOS ] O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realiza no próximo dia 25 de setembro treinamento em Programas Oficiais de Sanidade Animal para médicos veterinários autônomos. O curso ocorrerá no Centro de Treinamentos do Indea/MT e serão oferecidas somente aulas teóricas.

Suíno light MS 115 e Kit Biogás estarão presentes no Ciência para a Vida 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102423.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), participará da VI Ciência para a Vida, de 20 a 28 de setembro de 2008, em Brasília (DF). O evento reúne o melhor da pesquisa agropecuária brasileira de uma forma criativa e de fácil entendimento.

Cuidados com a contaminação por zearalenona na suinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102421.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A zearalenona (ZEA) é produzida por fungos do gênero Fusarium, sendo bastante encontrada em diversos grãos, que são contaminados na lavoura, sendo de ocorrência comum no milho. A ZEA está associada à ocorrência de problemas reprodutivos em suínos, que incluem anormalidades uterinas e ovarianas, redução no tamanho da leitegada, infertilidade e pseudogestação. A maioria desses efeitos se deve a ingestão de altas doses de zearalenona durante a gestação das fêmeas.

Uniquímica realizará palestras durante a Pork Expo 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102420.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Uniquímica realizará duas palestras durante a próxima edição da Pork Expo 2008, em Curitiba (PR), que acontecerão nos dias 1º de outubro, às 14 horas , com o tema Política de descarte de matrizes suínas: novos rumos e desafios frente às inovações incorporadas na produção, com a médica veterinária Anamaria Jung Vargas, e no dia 2 de Outubro, às 14h45, o zootecnista Willian Correa Miguel apresentará o tema Aditivos: ferramentas essenciais para a Suinocultura moderna.

Stephanes não acredita em nova queda no valor de produtos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102418.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem (16/9) que não acredita em nova queda do valor das commodities agrícolas em função da crise financeira no mercado internacional. Segundo ele, desde o início deste ano, os preços têm caído, fato que se agravou com o acirramento da crise financeira no início desta semana.

Centro-Oeste uniformiza conceitos sobre educação sanitária em Defesa Agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102414.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Reunidos na Superintendência do Ministério da Agriculturaem Goiás, representantes do Sebrae em Goiás, secretarias de Agricultura e da Educação dos Estados da região Centro-Oeste do Brasil e do Distrito Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram uma séria de debates na semana passada sobre o tema Educação Sanitária. Os debates aconteceram do dia 9 ao dia 12.

Tecnologia é a chave do desenvolvimento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102413.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O investimento em tecnologia é a chave do desenvolvimento da Amazônia. Essa foi uma das conclusões dos participantes do evento de lançamento do Amazontech 2008 em Belém (PA), ocorrido no úlimo dia 12. Participaram representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae no Pará.

Recuperação e Conservação de Nascentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28396.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A presença abundante de água em uma fazenda significa riqueza, facilidade de produção, alternativas de diversas fontes de rendas; significa vida. Portanto, conhecer as técnicas para recuperar e conservar nascentes é importantíssimo para garantir água em qualidade e quantidade. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, são abordados os seguintes assuntos: importância da água na vida dos seres vivos; formação das nascentes; tipos de nascentes; características dos reservatórios subterrâneos de água; características das bacias hidrográficas; principais agentes causadores de degradação das nascentes; técnicas de recuperação de nascentes; e, técnicas de conservação de nascentes.

Recuperação de Pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28395.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As técnicas de recuperação de pastagens são mais simples, de menor custo e trazem resultados mais rápidos que a renovação, ou seja, o replantio de uma pastagem que se degradou por manejo inadequado. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes tópicos: avaliação do grau de degradação da pastagem; escolha entre renovação ou recuperação; técnicas de recuperação da pastagem com ênfase para manejo da fertilidade e controle de invasoras; estratégias para recuperação; custos envolvidos; e, como evitar que a pastagem volte a se degradar.

Pesquisar este blog