Selecione o dia...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Petrobras diz que estratégia para biocombustíveis continua inalterada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211936.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, voltou a negar ontem (29/9) que o governo tenha abandonado o projeto dos biocombustíveis por causa das discussões sobre o petróleo da camada pré-sal. Segundo Gabrielli, a estratégia para o biodiesel e o etanol continua a mesma, e os investimentos na área continuarão de acordo com o que já vinha sendo planejado com o governo.

Girassol é tema de evento em Pelotas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211937.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o objetivo de discutir a cultura do girassol, sua produção no Brasil, acontece na hoje (30/9) e amanhã (1/10), a XVIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o VI Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol. O evento pretende reunir cerca de 250 participantes, entre pesquisadores, técnicos, produtores, pessoas envolvidas com a produção de girassol. Além das palestras, o evento vai expor painéis, relatos e trabalhos científicos que serão apresentados no formato de pôster.

Agricultores devem concentrar compras de fertilizantes no segundo semestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211930.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao contrário do ano passado, quando os produtores rurais anteciparam as compras de fertilizantes, em 2009 as vendas devem se concentrar no segundo semestre. De acordo com a estimativa da Câmara Temática de Insumos, que se reuniu no último dia 28 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento as entregas de fertilizantes aos agricultores, de janeiro a agosto deste ano, devem ficar em torno de 13,4 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 15% em relação às 16 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado.

Zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar já afeta safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em cerimônia no Palácio do Planalto no dia 17 de setembro, o governo federal divulgou o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, que deve orientar "a expansão e produção sustentável de cana-de-açúcar no território brasileiro", de acordo com o texto organizado por pesquisadores da Embrapa Solos. O documento está na base de um decreto presidencial, em vigor desde o dia 17, e de um projeto de lei enviado na mesma data à Câmara dos Deputados. Inovação Unicamp publica nesta edição os três documentos em sua seção Íntegras e um resumo das linhas gerais do Zoneamento em Leituras.

Transformando biotecnologias em bionegócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211938.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Transformando Biotecnologias em Bionegócios foi o tema da palestra proferida por José Manuel Cabral Dias, Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para alunos e professores do Curso de Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense (Unipar), no dia 24 de setembro, na cidade de Umuarama (PR).

Despetar Rural: Empreendedorismo agrícola na sala de aula

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211935.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A agricultura brasileira é campeã em qualidade e produção em diversas variedades de culturas, com grande parte das lavouras sob o comando de pequenas propriedades familiares. E semear no mesmo solo boas práticas de manejo, novas técnicas no cultivo e conhecimento de gestão em negócios é a estratégia que leva a resultados ainda melhores. Para isso, um grupo de 50 estudantes, filhos de agricultores da região do Vale do Rio Pardo, recebe a capacitação Despertar Rural. São alunos da Escola Família Agrícola (EFA), localizada em Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre (RS).

Safra de milho na China será 9,7% menor e Brasil reduzirá área

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211934.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho de Grãos dos Estados Unidos projetou uma safra de milho na China de 148,79 milhões de toneladas, aproximadamente 9,7% menor em relação ao ano passado, com a seca causando excessiva alta nos preços.

Financiamento agrícola é o maior já registrado em início de safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em julho e agosto, a tomada de crédito pelos produtores rurais atingiu R$ 15,3 bilhões - até agora o maior valor liberado nos dois primeiros meses de uma safra da agricultura empresarial. Levantamento realizado pelo Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostra que o montante equivale ao triplo do liberado na safra 2005/2006 e mais de 50% do aplicado no mesmo período da safra passada.

Secretário-geral da ONU diz que ameaças contra embaixada brasileira são "inaceitáveis"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211932.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Ameaças contra a embaixada do Brasil em Honduras são inaceitáveis", afirmou ontem (29/9) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em entrevista coletiva durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, segundo a BBC Brasil. A declaração foi feita um dia depois de o governo brasileiro enviar uma carta à ONU expressando preocupação com possíveis agressões contra a representação diplomática.

Comissão do Senado aprova medida que proíbe penhora de máquinas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211931.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, desde que pertencentes a produtor rural, pessoa física ou jurídica, não poderão sofrer penhora judicial. É o que determina projeto aprovado ontem (29/9) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O texto, porém, livra da penhora os equipamentos dados em garantia para o seu próprio financiamento ou que respondam por dívida de natureza alimentar, trabalhista ou previdenciária.

Pesquisar este blog