Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rumo à gaseificação de biomassa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216596.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo anunciou a aprovação da primeira fase do projeto do Centro de Desenvolvimento de Gaseificação de Biomassa (CDGB) no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP). O projeto, que deverá receber investimento de R$ 80 milhões, será viabilizado por uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Prazo para regularização de orgânicos termina dia 31 de dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216606.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O prazo para adaptação dos agricultores às novas regras de produção orgânica termina no dia 31 de dezembro de 2010. A regularização se baseia nas regras para produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, e segue as normas estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Programa em Goiás abre janelas para o empreendedorismo rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216600.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estudante do 1º período de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Juliana Gomes Tiago Borges, 19 anos, tem uma vontade crescente de aprender. Apesar de estar no início do curso de graduação, Juliana não quis esperar o avançar dos estudos para se dedicar ainda mais à profissão que exercerá. Desde agosto de 2010, mesma época do início da graduação, a estudante integra o Programa Empreendedor Rural (PER), tocado em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO) e o Sebrae em Goiás.

Critérios essenciais na escolha de um agrotóxico: eficiência e comportamento ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216539.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os agrotóxicos têm sido utilizados na agricultura moderna como insumos importantes com o objetivo de garantir patamares elevados de produtividade e, consequentemente, maior possibilidade de retorno econômico da atividade agrícola. Geralmente, os agrotóxicos representam uma parcela significativa do custo de produção de uma determinada cultura. Assim, a eficiência de um agrotóxico, ou seja, a relação entre os resultados obtidos com seu uso para o controle de pragas, doença e plantas daninhas e os recursos empregados para tal deve ser a melhor possível. Inúmeros são os fatores relacionados à eficiência do uso de agrotóxicos como, por exemplo, dose aplicada, época de aplicação, condições climáticas no momento da aplicação, tecnologia de aplicação etc.

Ministério da Agricultura padroniza produtos vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216605.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A atualização do padrão oficial do trigo e a criação do padrão para o azeite de oliva e para o café torrado e torrado e moído são destaques da classificação de vegetais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2010. Hoje, 69 produtos estão padronizados, sendo 11 hortícolas, 13 beneficiados, 11 processados e 34 não destinados à alimentação humana.

Aprovado o código de sanidade fitossanitária do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216604.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "A lei aprovada, no dia 21 de dezembro de 2010, pela Assembleia Legislativa responde um desejo da Secretaria de tornar claras as ações de defesa fitossanitária, com embasamento único e completo, em defesa também das espécies peculiares do nosso estado", festejou o titular da Agricultura do Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl. A norma, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, define as regras que passam a conduzir as questões da sanidade dos produtos de origem vegetal.

Sebrae lança manuais sobre engorda e reprodução do pirarucu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216603.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Piscicultores interessados em criar o pirarucu em cativeiro já contam com duas importantes ferramentas. Trata-se de dois manuais que o Sebrae desenvolveu sobre 'Reprodução' e 'Engorda' do peixe. A bibliografia voltada para a espécie Pirarucu é pioneira no mundo, segundo informações do Sebrae. Neste primeiro momento, o material está disponível no site setorial de Aquicultura e Pesca - www.sebrae.com.br/setor/aquicultura-e-pesca. Em breve o material também estará disponível, na versão impressa, nas unidades estaduais do Sebrae na Região Norte.

Beneficiamento de castanha garante prêmio a assentamento potiguar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216601.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Localizado no município de Assu, no Rio Grande do Norte, a 226 km de Natal, o Assentamento Novo Pingos, instalado há oito anos pelo Incra, dá exemplo de que a aplicação de recursos em prol do desenvolvimento de projetos voltados para o crescimento comunitário ultrapassa fronteiras regionais. A Associação do Assentamento Novo Pingos conquistou o Prêmio Valores do Brasil, do Banco do Brasil (BB), na categoria Desenvolvimento Regional Sustentável.

Parceria articulada pela Embrapa revolucionará pós-colheita de guaraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216538.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke) é uma planta tipicamente amazônica, sendo um de seus prováveis centros de origem o Município de Maués, no Amazonas. Neste Município concentra-se o maior número de produtores de guaraná do Brasil, cerca de 3.000 mil, e também a maior produção física do Estado. A previsão de safra do Município de Maués para o ano de 2010 é de cerca de 400 toneladas de sementes secas, em rama.

Coberturas vegetais vivas do solo para bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216537.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As coberturas vegetais proporcionam melhorias nos atributos físicos, químicos e biológicos dos solos, em razão da quantidade significativa de matéria orgânica incorporada pela biomassa produzida, o que, consequentemente, influenciará no crescimento radicular e na produção da bananeira.

Pesquisar este blog