Selecione o dia...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governo irá propor lei para agilizar pesquisas e facilitar aproveitamento comercial da biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221610.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As pesquisas sobre o aproveitamento da biodiversidade brasileira para produção de cosméticos e medicamentos podem ganhar impulso nos próximos meses. O governo está finalizando uma proposta de lei que desburocratiza a atividade no país e dá mais liberdade aos cientistas para trabalhar com recursos genéticos da natureza.

Balança do agronegócio tem redução de superávit em abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221608.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A balança comercial brasileira do agronegócio teve superávit em abril de 2012 de US$ 5,744 bilhões, resultado 11% menor que o alcançado no mesmo mês do ano passado. A baixa performance foi causada pela redução das exportações, embora o saldo da balança tenha sido menos afetado porque também houve diminuição das importações agrícolas do país, no período contabilizado.

Marco Maia confirma adiamento de votação sobre trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221605.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, confirmou ontem (09/05/12) que a votação da PEC do Trabalho Escravo (438/01) será adiada. Ainda ontem, o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), disse que a intenção é votar no dia 22 de maio. Para Marco Maia, não houve fracasso do acordo feito no início da tarde de ontem. "Durante o dia, nos deparamos com outras alternativas", disse.

Pesquisa comprova que biofertilizante ganha espaço na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221602.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A tecnologia criada em laboratório vai direto para o campo e afeta a economia agrícola. É a adoção na agricultura do biofertilizante ou fertilizante biológico -- inoculates biológicos -- que ganhou espaço e importância nos últimos anos. O termo aqui se refere a um insumo biológico que substitui os fertilizantes comerciais. Por isso, o produto é alvo de pesquisas da área de biotecnologia.

Castanha-do-Brasil é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221611.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV é Castanha-do-Brasil para reflorestamento e recuperação de áreas alteradas na Amazônia. O programa vai ao ar dia 11 de maio de 2012 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 13, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise no dia 16, às 9h10, e no dia 18, às 16 horas.

BC prevê redução da taxa média de juros de empréstimos bancários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221609.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, disse ontem (09/05/12) que a expectativa é que a taxa média de juros dos empréstimos bancários caia. Lopes destacou que a postura do BC, como órgão regulador, é observar as reduções das taxas anunciadas pelos bancos. "Vamos ver nos números que vamos divulgar sobre abril se essa tendência [de queda das taxas de juros] se mantém. A expectativa é de fato a redução da taxa média do sistema", disse, após participar de reunião fechada com deputados da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados.

Comissão desobriga a fabricação de produtos veterinários no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221607.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou ontem (09/05/12) o Projeto de Lei 7827/10, do Senado Federal, que acaba com a obrigatoriedade de fabricação integral no Brasil dos produtos de uso veterinário após três anos de importação.

Ministério anuncia expansão do programa de aquisição de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221606.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, disse ontem (09/05/12) aos deputados da Subcomissão Especial de Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados que o governo quer ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 160 mil agricultores beneficiados para 450 mil até 2014.

Paraná abre inscrições para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221604.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O ensino profissional da rede estadual de ensino do Paraná está com inscrições abertas para as vagas do 2º semestre. Serão disponibilizadas cerca de 20 mil vagas na modalidade subsequente e também no curso de Formação de Docentes (antigo magistério). Serão ofertados 43 cursos em 562 turmas em 170 municípios. As inscrições encerram no dia 25 de maio de 2012.

Em setembro o Brasil será o centro mundial do debate sobre agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221603.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Datagro e XYZ Live promovem o primeiro Global Agribusiness Forum, encontro que reunirá líderes, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola para discutir o tema Agricultura Globalizada e Sustentável, o Desafio do Crescimento. O objetivo é debater estratégias e propor soluções de longo prazo para a agricultura mundial. Al Gore, ganhador do Nobel da Paz, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental será um dos palestrantes, analisando o impacto das mudanças climáticas para a agricultura em todo o mundo. O fórum acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2012 no Grand Hyatt São Paulo.

Pesquisar este blog