Selecione o dia...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Levantamento da Conab indica que Brasil poderá colher a melhor safra da história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213918.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de grãos na safra 2009/2010 deve ser 8,3% superior à do último ciclo, alcançando 146,31 milhões de toneladas. A estimativa, divulgada ontem (7/4/10) no sétimo levantamento da safra de grãos feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é a melhor da história, superando em 1,6% o recorde anterior, conquistado na safra 2007/2008, com 144,14 milhões de toneladas colhidas.

Chuvas podem beneficiar lavouras de milho e trigo na Região Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213911.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As chuvas acima da média histórica em vários estados do país devem favorecer o cultivo de algumas culturas na Região Sul. O Boletim Agroclimático para Avaliação de Impactos nas Culturas - clique aqui para baixar o boletim (5,55 Mb - Arquivo PDF) -, feito por técnicos de geotecnologia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e divulgado no dia 6 de abril de 2010, indica que as safras de milho (segunda safra) e a de trigo serão as mais beneficiadas.

Incra libera cadastramento de imóvel rural para mais de 73 mil proprietários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213910.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 73 mil proprietários rurais que não conseguiram emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) de suas propriedades poderão conseguir o documento pela internet. O documento é imprescindível para os proprietários que precisam tomar crédito para financiamento. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) analisou a situação desses imóveis e concluiu que não há restrição para a emissão do documento.

Município de Caiçara do Rio do Vento é sede de projeto transformador da FZEA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213902.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No sertão do Rio Grande do Norte, um dos frutos mais presentes na vegetação é a fruta-pinha. Adocicada, é muito consumida ao natural ou em sucos. Apesar de agradável ao paladar, tem um problema grave para quem pensa em comercializá-la: seu tempo de maturação é muito pequeno. Ou seja ? o intervalo entre os estágios "madura" e "estragada" é dos mais rápidos.

Estados Unidos comemoram adiamento de retaliação brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213913.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo dos Estados Unidos comemorou a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do governo do Brasil, de adiar a retaliação brasileira sobre a importação de bens norte-norte americanos autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). De acordo com comunicado divulgado no dia 6 de abril de 2010, o representante de Comércio dos EUA, Ron Kirk, e o secretário de Agricultura do país, Tom Vilsack, declararam que os dois países "concordaram em caminhar rumo um acordo negociado sobre a disputa do algodão".

Presidentes dos países do Bric e da África do Sul vêm ao Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213912.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entre os dias 12 a 16 de abril de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul. Eles participam da 2ª Cúpula dos Países Bric. Lula começa a semana em Washington, nos Estados Unidos e depois retorna a Brasília, quando recebe os chefe de estado estrangeiros, além do primeiro-ministro indiano.

Ambientalistas querem adiar discussão sobre Código Florestal; ruralista não

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Parlamentares ambientalistas e organizações não governamentais defenderam no dia 6 de abril de 2010 o adiamento da discussão sobre alterações no Código Florestal para 2011, após as eleições. No entanto, se depender do relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa as mudanças, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o assunto deve ser encerrado antes de outubro.

Mata fragmentada absorve menos gás carbônico enquanto cresce

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213904.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Depois que sofre fragmentação, a Mata Atlântica passa a absorver menos carbono da atmosfera. A conclusão é de um estudo feito por brasileiros e alemães que simularam a evolução de fragmentos de florestas por até 400 anos e compararam-na com a de áreas florestais mais extensas.

Walter Motta, da UFMG, recebe a Medalha de Mérito Apolônio Salles

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213903.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O professor Walter Motta Ferreira, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi condecorado com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, categoria Prata, pela sua contribuição ao desenvolvimento da agricultura brasileira. O prêmio será entregue ao pesquisador na última semana de julho de 2010, em meio às comemorações dos 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Brasil é atrativo em energia renovável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213900.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil ocupa o 19º lugar no ranking de países mais atrativos para investimentos em geração de energia renovável. A lista foi divulgada pela consultoria internacional Ernst & Young e aponta também que o país deve crescer nos próximos anos, nesta área, acima da média mundial, que será de 15% a 20%. Os primeiros países do ranking são Estados Unidos, China, Alemanha, Índia, Itália e Espanha. Os dois últimos estão empatados.

Pesquisar este blog