Selecione o dia...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Líder do MST prevê onda de invasões ou aumento da violência no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214898.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O mais influente dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, previu que Brasil viverá um aumento das ocupações de terra se Dilma Rousseff (PT) vencer as eleições e um crescimento da violência no campo caso José Serra (PSDB) seja o escolhido. Ele explica que a intensificação de atos num eventual governo do PT ocorre justamente pelas afinidades históricas entre os dois grupos.

Brasil vai enfrentar colapso energético e ambiental até 2022

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214903.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil vai enfrentar uma crise energética e ambiental nos próximos 12 anos. Para combater os danos será preciso triplicar a rede de metrô, ampliar as malhas ferroviária e hidroviária e investir em fontes de energia hidrelétrica e nuclear. O anúncio foi feito pelo professor e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro, em palestra no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB). A conclusão faz parte do relatório Plano Brasil 2022, elaborado pelo governo federal.

Senado pode mudar lei dos portos secos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214900.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião prevista para amanhã (13/07/10), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal pode aprovar projeto que altera o regime jurídico de exploração dos chamados portos secos, os armazéns alfandegários destinados à movimentação e guarda de mercadorias sob controle aduaneiro. Pelo texto, eles passam a ter o nome de Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clia).

Estudo in vitro da Esalq revela bactérias inofensivas em abacaxizeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214877.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisas in vitro com mudas de abacaxizeiro Gomo-de-mel, feitos em laboratórios da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, revelaram a presença de microrganismos endofíticos (bactérias) no tecido da planta. "Até aí, nada anormal!", diz a engenheira agrônoma Monita Fiori de Abreu Tarazi.

1º Concurso de Ideias e Projetos "Economia Verde"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214905.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Uma boa idéia vale muito para o Planeta. Qual é a sua? Com este slogan já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Ideias e Projetos "Economia Verde" voltado para estudantes e empresas. O Concurso é uma realização da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento e vai premiar projetos inovadores que tenham como objetivo o uso de novas tecnologias e processos de produção que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa.

Brasil exportou US$ 363 milhões em softwares em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214904.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de softwares e serviços de informática renderam US$ 363 milhões no ano passado, um aumento de 7% em relação a 2008. Os dados são da pesquisa Mercado Brasileiro de Software ? Panorama e Tendências, divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

Pesquisa diz que muco de escargot tem ação antimicrobiana na ordenha de vacas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214902.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O muco produzido por escargots, quando aplicado nos tetos de vacas leiteiras, antes e depois da ordenha, apresenta uma ação antimicrobiana superior a do iodo, substância comumente usada por produtores como antisséptico. A grande vantagem do muco é sua proteção contra bactérias dos gêneros Micrococcus sp Staphylococcus sp, principalmente, e também seu efeito hidratador sobre a pele que reveste os tetos.

Senador Valter Pereira quer restrição para venda de terras a estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214901.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, senador Valter Pereira (PMDB-MS), cobrou do governo federal medidas e normas para regular a compra de terras brasileiras por estrangeiros. O senador abordou o tema ao abrir, no dia 7 de julho de 2010, a reunião da comissão.

Especialista em direito digital recomenda cuidado a candidatos e eleitores ao expor ideias pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214899.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A campanha eleitoral começou no início de junho de 2010 em todo o país, movimentando mais de 20 mil candidatos em busca de votos, inclusive por meio da internet, cujo uso foi aprovado na reforma eleitoral. O especialista em direito digital Leandro Bissol salientou, entretanto, em entrevista à Agência Brasil, que tanto candidatos quanto eleitores devem tomar alguns cuidados quando utilizarem esse canal eletrônico para expor suas ideias e opiniões.

Gripe no Meio Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214897.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para apresentar de forma simples e objetiva os cuidados a serem adotados para a prevenção das influenzas aviária, suína e eqüina, a Epagri em Urupema promoveu 15 reuniões em pontos das comunidades onde houvesse facilidade de encontro de vizinhos. A extensionista rural da Epagri de Urupema, pedagoga Lilian Sbecker Rodrigues, em um trabalho em conjunto com as agentes de saúde e a veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Beatriz Vieira Paes, promoveu 15 reuniões entre vizinhos próximos nas comunidades do interior do município de Urupema, onde foram abordadas as recomendações para manejo dos animais e cuidados gerais de saneamento e higiene dos ambientes.

Pesquisar este blog