Selecione o dia...

domingo, 29 de setembro de 2013

Estados Unidos: "Não fazemos espionagem industrial"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226696.htm
[ POLITICA ] Uma importante porta-voz do governo americano para as Américas disse que os Estados Unidos (EUA) "não realizam espionagem industrial" e enfatizou que o presidente Barack Obama "lamenta" o dano causado pela espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) sobre o Brasil. Em uma conversa com jornalistas, a secretária-assistente de Estado para a região, Roberta Jacobson, indicou que a NSA continuará coletando inteligência para garantir a segurança dos americanos "da mesma forma que muitos governos em todo o mundo", mas frisou que esta coleta terá de obedecer ao "princípio claro" de servir à segurança nacional.

Aplicativos para celular inauguram era da cidadania digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226694.htm
[ SOFTWARES ] Reclamar na prefeitura pode ser uma forma de conseguir o conserto de um buraco na rua perto de casa. Mas o registro da queixa fica restrito apenas entre quem reclamou e a autoridade, mesmo que o problema afete outras pessoas. Publicar a reclamação em uma rede social pode mobilizar outros prejudicados, mas nem sempre chega a quem pode resolver. Aplicativos de celular aparecem como intermediadores entre as alternativas, além de oferecerem a possibilidade de que queixas e denúncias sejam feitas em tempo real.

Temperatura do Planeta pode aumentar cinco graus nesse século

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226689.htm
[ POLITICA ] As mudanças climáticas estão ocorrendo em níveis sem precedentes, segundo dados divulgados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que mostra em seu novo relatório que a ação do homem sobre o planeta é o principal responsável pelo aquecimento global.

Quanto é possível aprender dentro de uma floresta?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226688.htm
[ TECNOLOGIA ] Nossa equipe viajou até Bofete, interior do estado de São Paulo, para conhecer um programa de educação ambiental que tem feito a diferença para crianças da região.

Mel e saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226686.htm
[ ECONOMIA ] O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que lhe conferem um grande potencial para produção de mel. A apicultura é uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais, quanto econômicos além de contribuir para manutenção e preservação dos ecossistemas.

Rede BioFORT se expande no Brasil para combater deficiência de micronutrientes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226695.htm
[ TECNOLOGIA ] Magé e Pinheiral são os novos municípios fluminenses que aderiram à Rede BioFORT, liderada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, para implementar ações de biofortificação de alimentos no estado. A Rede BioFORT existe no Brasil desde 2003 e envolve cerca de 150 pesquisadores de várias unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), institutos de pesquisa estaduais e federais e universidades. A Embrapa Agroindústria de Alimentos está sediada no Rio.

Propagação de fruteiras da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226693.htm
[ TECNOLOGIA ] A propagação de espécies frutíferas é uma linha de trabalho que a Embrapa Amazônia Oriental desenvolve há mais de vinte anos. Das frutas nativas da Amazônia, a pesquisa já estabeleceu técnicas eficientes para a propagação do açaizeiro, abieiro, cupuaçuzeiro, muricizeiro, taperebazeiro, pequiazeiro, castanheira-do-brasil e pupunheira. Das exóticas, ou seja, introduzidas de outros países, destacam-se o abricoteiro, a gravioleira, o jambeiro, o mangostãozeiro e o rambotãozeiro.

Feijão transgênico da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226692.htm
[ TECNOLOGIA ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Arroz e Feijão desenvolveram variedades transgênicas de feijão resistentes ao vírus do mosaico dourado, considerado o pior inimigo dessa cultura no Brasil e na América do Sul. No Brasil, essa doença está presente em todas as regiões produtoras e, ao atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% na produção.

Frutiovinocultura: consórcio entre criação de ovinos e cultivo de fruteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226691.htm
[ TECNOLOGIA ] A frutiovinocultura é uma das modalidades da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), formada pelo consórcio de plantas frutíferas com a criação de ovelhas. Ela tem sido implantada no Nordeste brasileiro como uma alternativa viável para aumentar a produtividade e a rentabilidade das áreas de cultivo irrigado de frutas. No Vale do Submédio São Francisco, a maior parte dos consórcios acontece em áreas de cultivo de uva e de manga, que são os principais produtos de exportação da região. O consórcio usando ovinos é o mais recomendado, pois os animais causam menos danos aos pomares, em comparação com caprinos e bovinos.

Governo lança Portal Brasil com serviços úteis aos cidadãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226690.htm
[ POLITICA ] A iniciativa pretende fazer da internet uma ponte entre o governo e a população, facilitando e agilizando acesso a serviços de importância para o cidadão. Confira na repostagem abaixo e no novo Portal Brasil.

Agricultores familiares investem em produção sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226687.htm
[ ECONOMIA ] No agreste de Alagoas, o Movimento Minha Terra, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atua no incentivo à agroecologia junto aos agricultores familiares.

Pesquisar este blog