Selecione o dia...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ipea: Brasileiro acredita que pobreza se combate com empregos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220278.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para quase um terço da população (29,4%), o desemprego é a principal causa da pobreza no Brasil, seguido pela dificuldade de acesso e má qualidade da educação (18,4%) e pela corrupção (16,8%). Apenas 6% acreditam que programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, são a melhor forma de resolver o problema. É o que aponta estudo divulgado no dia 21 de dezembro de 2011 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a percepção da pobreza, que entrevistou 3.796 pessoas em agosto.

Rondônia é o primeiro estado autorizado a criar pirarucu em cativeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220277.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O pirarucu, um dos maiores peixes de rio do país, já pode ser criado em cativeiro no estado de Rondônia. Um acordo nesse sentido foi assinado no dia 21 de dezembro de 2011 entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl. O acordo permite a criação e a venda de pirarucu de acordo com a instrução normativa que estabelece critérios e procedimentos para cadastramento de reprodutores da espécie em Rondônia.

Programa Cidades Digitais está em consulta pública na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220262.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está em debate a forma como funcionarão as Cidades Digitais, onde os cidadãos poderão se conectar à internet de forma livre e gratuita em locais públicos (como praças e rodoviárias). A consulta pública na página do Ministério das Comunicações (MiniCom) na internet está aberta até 10 de janeiro de 2012 - clique aqui para acessar.

Vida moderna, sono e leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220074.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O sono está fortemente relacionado à regulação do metabolismo dos seres humanos. Porém, hoje em dia, devido às exigências e oportunidades da vida moderna, dormimos cada vez menos. Ao mesmo tempo, a obesidade atinge um número de pessoas que aumenta a cada dia. Haveria alguma relação entre estes dois fatores? E o que poderíamos fazer a respeito?

Conab prevê produção de 43,48 milhões de sacas de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220276.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A estiagem -- ocorrida entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011 -- afetou lavouras em fase de enchimento de grãos, mas não foi tão prejudicial quanto se esperava para a safra de café 2011/2012 estimada em 43,48 milhões de sacas beneficiadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Universidade Federal: patrimônio do povo brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220076.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A Constituição de 1988 estabeleceu as competências dos diversos entes federados com os diferentes níveis de ensino. Na educação básica o Ministério da Educação (MEC) tem o dinheiro, governadores e prefeitos a obrigação. Ao que parece, buscou-se solucionar o problema com um teórico regime de colaboração, que até hoje não foi implementado.

Etnopedologia: Saberes Tradicionais sobre as Técnicas de Manejo do Solo para o Cultivo de Alimentos na Região Norte de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220075.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A compreensão das práticas agrícolas adotadas pelas comunidades quilombolas é uma atribuição da etnopedologia. Os povos do campo preservam fortes traços culturais, mantendo tradições de uso do solo e estratégias agroalimentares, traduzindo hábitos diferentes e resilientes que remetem á necessidade de valorização e compreensão de suas complexas relações com o ambiente. São pessoas que muitas vezes sobrevivem á miséria com as tradicionais lavouras de subsistência e aproveitamento dos recursos naturais, á margem de políticas públicas e dos avanços da ciência do solo que poderiam proporcionar-lhes melhores condições de alimentação, trabalho e renda.

Pesquisar este blog