Selecione o dia...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Técnicos planejam ações de pesquisa na área de biofortificação de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103134.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE) sedia nos dias 10 e 11 de novembro a 1ª Reunião do Comitê Gestor do MP2 Embrapa - Monsanto: Biofortificação no Brasil: desenvolvendo produtos agrícolas mais nutritivos. Cerca de 20 pessoas, entre técnicos e pesquisadores, de diversas Unidades da Embrapa estarão reunidos para apresentar e discutir os planos de trabalho para o próximo ano. No dia 12, parte deste grupo se reúne para dar início ao planejamento da 3ª Reunião Anual de Biofortificação no Brasil, que será realizada em junho de 2009, em Aracaju.

MAPA anuncia mais seis produtos beneficiados com sistema de produção integrada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai adicionar mais seis produtos na lista contemplada com normas técnicas específicas de produção integrada. Com a medida, soja, leite, amendoim, arroz irrigado, café e batata também serão beneficiados, em 2009, com ações de fomento, apoio financeiro e organização logística de projetos de produção integrada, desenvolvidas pelo ministério, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conab e IBGE prevêem queda na produção de grãos em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103127.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao contrário do primeiro levantamento de safra de grãos 2008/2009, apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) há um mês, que estimava um possível aumento da produção, os números divulgados ontem (6/10) pela estatal indicam queda. A estimativa é de uma colheita entre 139,66 milhões e 141,83 milhões de toneladas, menor do que a produção recorde de 143,8 milhões de toneladas da safra 2007/2008.

ONU lança site com informações em 130 idiomas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103123.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI) acaba de lançar um novo site - unic.un.org -, com links para os Centros de Informação da Organização em todo o mundo. "O site permite que nossos Centros de Informações divulguem a história da ONU para pessoas em todo o planeta em seus idiomas locais",declarou o Subsecretário-Geral para Comunicações e Informação Pública, Kiyo Akasaka. A página contém informações sobre as atividades atuais e momentos marcantes na história da Organização, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

Paraná concluí ampliação da rede de georreferenciamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103122.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ampliação da rede geodésica paranaense, que começou a ser feita no final de 2007, já foi concluída pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). De 19 marcos geodésicos (como são chamados os pilares que armazenam coordenadas como altitude, latitude e longitude, para serem interpretadas por aparelhos GPS), agora o Estado passa a contar com 52. O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - responsável pela Rede Geodésica Brasileira.

Site mostra estudo sobre aquecimento global e seus impactos na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103118.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Embrapa Informática Agropecuária passa a hospedar em seu web site um link para o estudo Aquecimento Global e Cenários Futuros da Agricultura Brasileira - www.climaeagricultura.org.br, coordenado por Eduardo Delgado Assad, chefe-geral da unidade e Hilton Silveira Pinto, diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Embrapa Soja coordena o primeiro banco de microorganismos virtual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103105.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os inoculantes feitos a partir de bactérias conhecidas popularmente como rizóbios, encontradas normalmente no solo, mas colocadas em concentrações elevadas no produto, conseguem diminuir consideravelmente, ou até eliminar, a necessidade do uso de fertilizantes nitrogenados em várias culturas, diminuindo, assim, os custos de produção e o impacto ambiental causado pelos fertilizantes.

Seminário de Agroecologia de MS traz importância dos princípios ecológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103099.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul será mais uma oportunidade para a discussão da importância dos princípios ecológicos para o manejo de sistemas agrícolas, buscando a conservação dos recursos naturais, como o solo, a água e a biodiversidade. O evento vai ser nos dias 20 e 21 de novembro, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Produção de Embutidos e Defumados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28497.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Curso Online: O curso ensina todos os segredos para a fabricação de embutidos e defumados com excelente padrão de qualidade, a partir de um pequeno investimento em equipamentos e benfeitorias. Com os módulos, você aprenderá, passo a passo, tudo sobre o mercado, as normas básicas para instalações e componentes estruturais do estabelecimento, higiene na indústria de alimentos, rotulagem, obtenção de matéria-prima e aditivos alimentares, processo de defumação e armazenamento.

Gestão da Empresa Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28496.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Curso Online: Aprenda a gerenciar o seu negócio rural a partir dos ensinamentos práticos e consistentes deste curso. No decorrer dos módulos, você vai entender o funcionamento da empresa rural, suas atividades e particularidades; ver a administração rural como fator de transformação da gestão rural; conhecer as funções do administrador rural; saber a importância do trabalhador rural na empresa; verificar todos os custos e fazer os controles; ter noções de comercialização e de marketing rural, dentre outras coisas, tudo explicado passo a passo, de maneira didática.

Pesquisar este blog